Início Gerais Economia ZEMA APRESENTA MUDANÇAS NO PROGRAMA “MINAS CONSCIENTE”; ENTENDA COMO VAI OCORRER

ZEMA APRESENTA MUDANÇAS NO PROGRAMA “MINAS CONSCIENTE”; ENTENDA COMO VAI OCORRER

ZEMA
Foto: Renato Cobucci / Agência Minas

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) apresentou mudanças no programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. O novo projeto deve ser disponibilizado, na íntegra, até o final da semana e as alterações passa a valer a partir de primeiro de agosto.

De acordo com Zema, o “Minas Consciente” foi aperfeiçoado considerando a evolução da situação pandêmica após 90 dias da apresentação da primeira versão do plano. Com as pesquisas e os dados coletados pelo governo, foi possível estabelecer os pontos positivos e negativos quanto a eficácia e, consequentemente, modificar a abordagem.

Mudanças

“Nessa versão do ‘Minas Consciente’ […] focamos principalmente no que são os protocolos, ou seja, como fazer, como uma empresa deve se comportar, como o cidadão deve se comportar”, esclarece o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Além disso, uma alteração de destaque foi em relação às ondas do programa. Inicialmente, o projeto era dividido em quatro ondas: verde, dos serviços essenciais; branca, primeira fase; amarela, segunda fase, e vermelha; terceira fase. Agora, o “Minas Consciente” irá operar apenas com três ondas.

Conforme citado pelo governador, as cores também foram alteradas para evitar confusão por parte da população e funcionarão como semelhantes a um semáforo: vermelha para municípios que estiverem apresentando maior dificuldade no combate, amarela para cidades em condições intermediárias e verde para aquelas que tenham a situação considerada segura. 

Outra mudança foi em relação às macrorregiões de Saúde. Anteriormente, Minas Gerais havia sido dividida em 14 macros, que tinham decisões unificadas para os municípios que a compunham.

Com o novo modelo do “Minas Consciente”, as deliberações podem ser feitas, também, nas 62 microrregiões planejadas especificamente para o plano. Ou seja, de acordo com o governador, cada prefeito poderá escolher seguir as orientações da macro ou da microrregião.

O tratamento para os municípios também será diferenciado nessa nova versão do “Minas Consciente”. As cidades com menos de 30 mil habitantes, poderão seguir automaticamente para a onda amarela desde que a taxa de incidência, nos últimos 14 dias, não esteja superior a 50 casos para cada 100 mil habitantes. O Campo das Vertentes apresenta um grande número de cidades que tem menos de 30 mil habitantes, como Barroso, Tiradentes, Santa Cruz de Minas e São Tiago.

Bares e restaurantes também sofreram mudanças na atualização do plano. Esses estabelecimentos poderão funcionar somente por delivery nas cidades que estiverem na onda vermelha. Já nos municípios que migrarem para as ondas amarela e verde, o consumo no local fica permitido desde respeitando as orientações que estarão no protocolo único do governo.

Os indicativos também foram mudados. Neste novo momento, deverão ser avaliados, também, fatores como a taxa de incidência do vírus, a taxa de ocupação geral dos leitos no estado e de ocupação dos leitos Covid. Esses índices continuarão sendo observados pelo Comitê Extraordinário.

Dúvidas

Alguns pontos geraram questionamentos pela população, como o funcionamento de escolas, academias e locais de culto. De acordo com Zema, ainda não há previsão para a retomadas as atividades escolares presenciais em Minas Gerais. “Assim que os números indicarem que a nossa situação permite, nos teremos a maior urgência em fazê-lo”, completa.

As academias de ginástica, assim como shows e eventos esportivos, conforme consta no novo plano, estarão enquadradas nos serviços da onda verde e poderão ser reabertas conforme os municípios forem avançando no programa.

Quanto às atividades religiosas, o governo de Minas pontua, durante a live, que o “Minas Consciente” foi construído para atividades econômicas e que a liberdade de culto está garantida desde que sejam observados os protocolos de isolamento e distanciamento social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui