Início Gerais Política RECURSO DO FUNDEB É TEMA DE REUNIÃO NA CÂMARA DE SÃO JOÃO...

RECURSO DO FUNDEB É TEMA DE REUNIÃO NA CÂMARA DE SÃO JOÃO DEL-REI

Imagem: reprodução / Câmara dos Vereadores de São João del-Rei

Redação
Notícias Gerais

A Câmara Municipal de São João del-Rei realizou, nesta quarta (9), uma reunião ordinária em que os vereadores discutiram questões voltadas para a administração municipal. Além dos vereadores, participaram também da reunião o prefeito Nivaldo Andrade (PSL) e a secretária de Educação, Cíntia Leite.

A secretária utilizou seu tempo de fala durante a sessão para esclarecer as acusações de desvio de recursos do Fundo da Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que seriam destinados à valorização dos profissionais da educação, mas que teriam sido utilizados para a construção de creches: “nós estamos aqui, bastante tranquilos, com todo o direcionamento dos recursos”, afirmou Cíntia. 

Durante a reunião, ela defendeu que a aplicação do Fundeb está de acordo com a lei: “o mínimo na aplicação do Fundeb (para o investimento com profissionais) é 60%. Hoje, estamos aplicando 74.42%… são dados contábeis que estão lá dentro do sistema e qualquer um pode reconhecer”.

“Não houve, de maneira ou forma alguma, desvio. Não houve!”, reafirmou Cíntia.
(Imagem: reprodução / Câmara dos Vereadores de São João del-Rei)

A declaração da secretária foi contestada pela vereadora Lívia Guimarães (PT): “a senhora secretária veio aqui e esqueceu de falar que isso seria uma transferência e não uma inclusão”, disse a vereadora, referindo-se ao projeto. “Tem que fazer as creches, mas porque que a gente vai fazer com o dinheiro do professor?”, questionou Lívia, durante a assembleia. “É um descaso com os profissionais”, completou.

Vereadora Lívia sinalizou que não é uma questão de “quem quer o 14o salário dos profissionais de educação e não quer creche”.
(Imagem: reprodução / Câmara dos Vereadores de São João del-Rei)

Cíntia Leite rebateu as falas da vereadora e indicou que a Prefeitura de São João del-Rei valoriza o profissional da educação. “Este ano, um ano difícil, um ano de pandemia, um ano que outro municípios demitiram professores, nós continuamos com o mesmo quadro. Isto é valorizar também a categoria”, comentou. A secretária reiterou que não houve desvio de recursos do Fundeb por parte da administração municipal.

Lívia ainda indicou que irá entrar com uma representação junto ao Ministério Público para averiguação do caso.

O embate entre a secretária e a vereadora foi finalizado com uma fala de Cíntia em que ela declara estar “sempre a disposição” da Câmara Municipal.

Em outro momento, a municipalização de escolas estaduais também foi um assunto abordado durante a reunião. Sobre essa questão, o vereador Stefânio Pires (PSL) se posicionou contra a ideia: “estamos custando a tomar conta das nossas (instituições municipais de ensino), agora vamos tomar conta do que é do Estado (de Minas Gerais)?”.

A sessão ainda contou um discurso do prefeito reeleito. Na ocasião, Nivaldo declarou que a próxima legislatura será seu último mandato frente a Prefeitura de São João del-Rei.

“Já vou sair com 68 anos. Se eu quiser retornar (para outra candidatura, sairia com) 72 (anos)… não, eu quero cuidar da minha família”. O chefe do Executivo municipal ainda agradeceu a sua família e reafirmou a importância de uma oposição crítica.

Imagem: reprodução / Câmara dos Vereadores de São João del-Rei

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui