Início Gerais Cotidiano PACIENTE CONFIRMADO COM COVID-19 EM SJDR É GERENTE DE BANCO EM RESENDE...

PACIENTE CONFIRMADO COM COVID-19 EM SJDR É GERENTE DE BANCO EM RESENDE COSTA; CIDADE ESTÁ EM PÂNICO

Executivo Municipal de Resende Costa publicou nota por meio de vídeo na tarde desta quinta (16). (Foto: Reprodução / Prefeitura de Resende Costa)

Najla Passos
Da Editoria

O quarto paciente com contaminação confirmada por Covid-19 em São João del-Rei reside no município, mas trabalha como gerente de banco em Resende Costa. A informação, que veio à público nesta quinta (16), deixou a população em pânico.

A identidade do paciente foi revelada em um áudio gravado por uma enfermeira que trabalha na Secretaria de Saúde de Resende Costa e que faz parte do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no município.

Na mensagem gravada para seus familiares, ela afirma que um “rapaz” que trabalha com ela na Secretaria teria viajado de carona com o bancário confirmado e, em seguida, apresentado sintomas da doença, como dor de garganta e febre.

“Todo mundo da Secretaria de Saúde teve contato com esse moço lá, que teve a dor de garganta. É o que a gente chama de cadeia de transmissão: um vai passando para o outro. Mas como as pessoas são jovens e nem sempre apresentam sintomas, o problema está aí”, afirma no áudio.

A enfermeira diz ainda que estava chegando no posto para ligar para Belo Horizonte e seguir a orientação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais. “Provavelmente, todo mundo vai ficar em quarentena. Vamos ver”, acrescenta ela.

“Este exemplo só reforça a necessidade de mantermos o isolamento social”

Luiz A. Pinto, médico e membro do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Resende Costa

Prefeitura recomenda isolamento social

Em pronunciamento no Instagram da Prefeitura de Resende Costa, na tarde desta quinta (16), o prefeito Aurélio Suenes (PSD) tentou acalmar os ânimos. “Nós precisamos deixar a população ciente do que realmente está acontecendo”, afirmou.

View this post on Instagram

Nota oficial A Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa tem trabalhado com a maior transparência possível quanto às informações relativas à pandemia do novo coronavírus. Todas as informações são divulgadas nos meios oficiais. Referente à informação que circula nos aplicativos de mensagens e redes sociais, a Prefeitura apurou que o quarto caso da Covid-19 confirmado em São João del-Rei é de uma pessoa que exerce suas atividades profissionais em Resende Costa, sendo seu último contato com a cidade no dia 6 de abril. Apuramos também que, durante o período em que circulou em nossa cidade, já tomava todas as medidas de precaução para enfrentamento da transmissão do novo coronavírus (tanto no ambiente profissional quanto durante o trajeto percorrido). Em relação ao servidor lotado na Secretaria Municipal de Saúde, que esteve em contato com esta pessoa, ele já se encontra afastado, em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pelo serviço de saúde. A Prefeitura informa que, para este caso, já foi providenciado o teste, para maior segurança de todos. Continuamos trabalhando firme para que a doença não chegue até nós. Por isso, pedimos à população paciência e que continuem seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, inclusive o isolamento social. * Caso apresente algum sintoma gripal, entre em contato, inicialmente por telefone, com seu PSF de origem, para receber as orientações necessárias. PSF 01 – 3354-1757 PSF 02 – 3354-2571 PSF 03 – 3354-1657

A post shared by Prefeitura de Resende Costa (@pref_resendecosta) on

Em seguida, o médico Luiz A. Pinto, membro do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, disse que a Secretaria de Saúde está monitorando o caso e garantiu que o gerente de banco utiliza todos os métodos de prevenção nas suas viagens e no seu local de trabalho. “A chance desta pessoa ter contaminado alguém aqui é pequena”, afirmou.

O médico disse ainda que, desde a passagem do paciente contaminado pelo município, não houve nenhuma notificação de caso suspeito em função disso. “Está tudo sob controle. (…) Este exemplo só reforça a necessidade de mantermos o isolamento social”, atestou.

A secretária de Saúde de Resende Costa, Georgia A. Resende, disse que o órgão tem trabalhado com toda a transparência possível. “A partir do ocorrido, os envolvidos com o paciente testado positivo estão sendo monitorados, todas as providências estão sendo tomadas”, acrescentou. Tanto ela quanto o prefeito recomendaram que a população respeite o isolamento social para que o município continue sem casos confirmados de Covid-19. Até esta quarta (15), Resende Costa tinha 55 casos notificados, quatro descartados e um exame em análise. Não há nenhum caso confirmado no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui