Início Cultura Agenda MANUELA D’ÁVILA PARTICIPARÁ DE EVENTO DE COMUNICAÇÃO DO CAMPO DAS VERTENTES

MANUELA D’ÁVILA PARTICIPARÁ DE EVENTO DE COMUNICAÇÃO DO CAMPO DAS VERTENTES

Ex-deputada federal, Manuela concorreu à vice-presidência da República em 2018, é autora de livros e criadora do instituto “E se fosse você?”. (Foto: reprodução / rede social)

Redação
Notícias Gerais

A jornalista Manuela d’Ávila é um dos nomes confirmados na programação do I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes: evento virtual que será realizado entre os dias 24 e 25 de junho, cujo as inscrições estão abertas.

A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei e, nesta primeira edição terá o seguinte tema: “Mídia e as disputas de narrativa em tempos de pandemia”.

Segundo o professor Luiz Ademir de Oliveira, responsável pela direção-geral do evento, “a proposta é criar um espaço permanente de debate no campo da Comunicação em que temáticas atuais possam ser discutidas a partir de um ponto de vista crítico, reflexivo e, principalmente, científico num momento de negacionismo. É uma forma de estimular a produção científica de nossos docentes e estudantes”.

O evento é aberto à participação de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSJ, bem como às demais instituições da região e os profissionais da área de Comunicação ou áreas afins.

“Com temas e discussões atuais, além de produções e qualidade dignas de um evento nacional, o Congresso une a identidade do Campo das Vertentes e as preocupações atuais sobre o campo da comunicação e suas implicações na sociedade”, acredita Deborah Vieira, jornalista, professora e uma das integrantes da comissão organizadora.

Perguntado sobre a relevância de refletir sobre a mídia e as disputas de narrativa durante a pandemia de Covid-19, conforme tema do evento, o professor indica que é um assunto que reflete “o momento atual que estamos vivenciando com a crise sanitária gerada pela pandemia da Covid-19, que já infectou mais de 16 milhões de pessoas no Brasil e deixou a triste marca de mais de 470 mil óbitos”.

Além disso, Luiz Ademir cita posturas negacionistas e contrárias as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que diferentes agentes públicos – entre eles, o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL e atualmente sem partido) – adotaram durante a pandemia.

Ele comenta que, de um lado, surgiram apoiadores do atual chefe do Executivo federal, que criticam o “distanciamento social, o uso de máscaras e até as vacinas”. E de outro, “críticos de Bolsonaro, como oposicionistas ao seu governo, setores ligados à saúde, a mídia de uma forma geral e, principalmente, os movimentos sociais mobilizaram narrativas em defesas das medidas de prevenção à Covid-19”. “A mídia foi a arena de disputas de narrativas”, pontua.

“A pandemia (de Covid-19) evoluiu na mesma proporção que a disseminação de notícias falsas. E é nossa tarefa, enquanto pesquisador, compreender essa disputa de narrativas, do que está acontecendo e de como a mídia – enquanto órgão informativo – pode contribuir para dotar a população de conhecimento”, esclarece Mayra Coimbra, jornalista, doutoranda em Comunicação e também integrante da comissão organizadora.

A programação

Palestras, oficinas e apresentação de trabalhos fazem parte da programação.

Enquanto Manuela d’Ávila participará da mesa de abertura, falando sobre “Mídia, política e pandemia”, a mesa de encerramento será formada por três professores e pesquisadores da área: João Barreto da Fonseca, docente no curso de Jornalismo e no Mestrado em Letras da UFSJ; Carla Montuori Fernandes, da Universidade Paulista (UNIP), e Paulo Roberto Figueira Leal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O tema deste encontro virtual protagonizado pelo trio será: “Negacionismo Científico, Guerra de Narrativas e Pandemia: a disputa política e comunicacional”.

Já entre os temas abordados nas oficinas, segundo os organizadores, estão assuntos de destaque no atual contexto da Comunicação, tais como: a relação entre jornalismo e marketing digital; assessoria de comunicação; análise do discurso político; marketing de conteúdo e comunicação visual nas mídias digitais. As vagas são limitadas e sujeitas a confirmação.

Quanto a apresentação de trabalhos, a comissão organizadora recebe, até a próxima terça (15), textos acadêmicos submetidos aos sete Grupos Temáticos do evento.

Serviço

Interessados em conhecer mais informações quanto aos valores de inscrição, as atividades da programação e quem são os docentes, pesquisadores e profissionais convidados devem acessar os canais digitais do Congresso:

Imagem: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui