Início Gerais Cotidiano DANÇA DE PADRE NO TIKTOK VIRALIZA E ELE EXPLICA: QUIS ‘MOSTRAR A...

DANÇA DE PADRE NO TIKTOK VIRALIZA E ELE EXPLICA: QUIS ‘MOSTRAR A VIVACIDADE DA IGREJA’

Imagem: reprodução

Kamila Amaral
Noticias Gerais

Desde o final de semana, viralizou nas redes sociais um vídeo do padre Roberto Modesto e dos jovens do Santuário São João Bosco fazendo uma coreografia, popular dancinha, no TikTok – a mais nova rede social com grande adesão, principalmente, entre os jovens.

O vídeo teve grande repercussão na internet. Entre curtidas, comentários e compartilhamentos, a recepção das pessoas foi – na maior parte – positiva. “Show de bola. Deus é exatamente isso, leveza e alegria em tempos difíceis. Parabéns”, escreveu uma internauta. “Muito legal! A igreja precisa sorrir mais e punir menos”, comentou outra.

Algumas pessoas que adotam um posicionamento mais conservador criticaram a postura do padre. “Bem fizeram os ortodoxos ao se separarem da (Igreja) Católica”, diz um dos comentários.

Os bastidores do vídeo

O padre Roberto explica que a gravação do vídeo foi ideia dos jovens da paróquia e que a intenção foi justamente passar para as pessoas um momento de descontração e de alegria.

“Nós estamos vivendo um momento muito difícil com o distanciamento social e as pessoas estão adoecendo… muita gente com depressão, pessoas tristes. E independente do poder aquisitivo, da classe social e da religião muitas pessoas estão procurando na internet medidas para combater a tristeza e a solidão”, afirma o pároco. 

Como durante a pandemia de Covid-19, as celebrações estão acontecendo sem a presença física dos fiéis e sendo transmitidas pelas internet. Por isso, a presença dos jovens tem sido fundamental para possibilitar a gravação e transmissão das missas, cita.

Foi assim que, na sexta-feira (10), após a celebração da missa, os integrantes do Grupo de Jovens da Paróquia sugeriram ao padre a gravação do TikTok. “Eles deram a sugestão: ‘vamos fazer algo para mandar para as pessoas, para que elas possam se sentir alegres, mostrar, então, a vivacidade da nossa Igreja. A gente continua em missão’”, conta o padre Roberto. 

A gravação foi feita de maneira simples e artesanal e, mostrando estar atento aos comentários no ambiente on-line, o padre destaca que foram cumpridas as regras exigidas de segurança sanitária. “Houve um distanciamento, se alguém puder ver direitinho o vídeo, nós estamos distantes uns dos outros. Só esquecemos do uso das máscaras”, explica. 

Vídeo: reprodução / rede social

Resposta às críticas

Ainda rebatendo os comentários negativos, padre Roberto revela que esse jeito de ser e trabalhar é inspirado no próprio São João Bosco, que “é o santo da alegria e expressava isso muito para os jovens, dizendo que o nosso Deus é o Deus da alegria. E que em um coração alegre o pecado não consegue penetrar”.

“De repente poderá haver alguma crítica, ‘olha o padre dançando na Igreja, o padre e os jovens avacalhando com o religioso’, mas não houve nada disso. A gravação foi feita dentro do Santuário Dom Bosco, mas nós não gravamos no presbitério, que é um lugar sagrado para nós, onde fica o altar. E nem na capela do Santíssimo. Então, o local onde nós estávamos era um local mais neutro”, explica o padre. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui