Início Gerais Política BARROSO: ANTÔNIO CLARET ESTABELECE PONTOS PARA FORTALECER A AGRICULTURA E PECUÁRIA

BARROSO: ANTÔNIO CLARET ESTABELECE PONTOS PARA FORTALECER A AGRICULTURA E PECUÁRIA

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

Antônio Claret – candidato da Rede à Prefeitura de Barroso pela coligação “Com a mudança a gente cresce”, constituída também por Adelmo Graçano (Podemos) – concedeu uma entrevista ao Notícias Gerais em que fala sobre seus planos para a administração municipal.

Os impactos da Covid-19, a agropecuária e a infraestrutura do município estão entre os temas abordados na entrevista.

O candidato ainda apresentou ideias para melhorar o diálogo entre população e prefeitura e afirmou que irá pautar sua gestão nos princípios da transparência e honestidade. Confira a entrevista completa:

Notícias Gerais (NG) – Como pretende lidar com os impactos causados pela Covid-19 no início do seu mandato?

Candidato Antônio – Nós estamos atravessando a pior pandemia em 1 século. Infelizmente, até agora, dezenas de barrosenses já foram contaminados e muitos deles sofreram com os efeitos da doença. Infelizmente também dois conterrâneos nossos foram vítimas. Apesar do enorme investimento internacional e dos esforços de centros de pesquisa como o da Universidade de Oxford, a vacina para a Covid-19 ainda é um projeto de médio prazo. Por isso, o próximo gestor precisa desenvolver um Plano de controle e contingência real. Esse Plano deve considerar as lições aprendidas até aqui e o estágio de propagação da doença. A nossa proposta para a crise sanitária é continuar seguindo de forma rigorosa as recomendações da Ciência, mantendo, por exemplo, a proibição de eventos com aglomerações.

Já do ponto de vista da crise econômica, nossa proposta é apoiar os empresários com redução de impostos e acesso facilitado ao nosso novo e inédito programa de microcrédito (Fomenta Barroso). Para as chefes de família que perderam seus empregos, vamos fortalecer e assegurar o acesso ao Programa Bolsa Família Complementar. Com essas ações, esperamos preservar a vida e a integridade física dos barrosenses e mitigar os efeitos econômicos da pandemia. 

NG – O que a chapa sugere para a agricultura e pecuária da cidade?

Candidato Antônio – Segundo o último Censo Agropecuário, Barroso é uma sem rebanhos de caprinos e ovinos e uma das cidades com o menor rebanho de bovinos de Minas e do Brasil. Para se ter uma ideia, nossa cidade ocupa a posição 788 em 853 municípios mineiros. Por outro lado, vejam que interessante, quando nós olhamos para a produção leiteira, em quantidade e valor de produção, Barroso sobe mais de 200 posições no ranking. O que esse dado sugere e nos ensina é que, apesar de termos um reduzido rebanho, os nossos pecuaristas e produtores de leite e derivados são muito bons e eficientes no que fazem. Isso significa que, com um pouco mais de incentivo, o homem e a mulher do campo em Barroso podem fazer ainda mais do que já fazem muito bem. 

Na agricultura as diferenças são também significativas. Enquanto Barroso possui 35 lavouras permanentes, em Carandaí, por exemplo, são 978. Enquanto aqui não temos sistemas modernos e sustentáveis, como o agroflorestal, lá já são mais de 25. O Brasil é um país agrícola e a nossa proposta é fazer de Barroso também uma cidade agrícola. Para alcançar esse objetivo, vamos incentivar a comercialização, mostrar o caminho para acesso ao crédito e fortalecer a Emater na cidade.

NG – Como pretende manter um bom contato com a população? De que modo busca conhecer suas demandas?

Candidato Antônio – A população hoje se manifesta de forma muito espontânea pela internet e nas redes sociais. Quase toda cidade do interior do país possui um grupo no estilo “Reclame Aqui” para relatar os problemas urbanos. O primeiro passo para conhecer as demandas da população, portanto, é monitorar constantemente tais grupos e manifestações espontâneas. O contato com a população, porém, não pode se resumir a esse tipo de monitoramento. O grande problema de grupos como esses é que eles dão vez e voz a uma minoria muito vocal, desinibida e que faz muito barulho. Essas pessoas, claro, são cidadãs que têm o direito de se manifestar, são muitas vezes lideranças importantes, mas formam um conjunto pequeno e não-representativo da sociedade.

Uma boa gestão precisa ouvir também as pessoas que não se manifestam tanto nas redes sociais. Para ouvir essas pessoas vamos criar o projeto “Conserte Minha Rua”, que, na prática, é um plataforma para denúncias anônimas de problemas urbanos. Vamos também criar a “ouvidoria ativa” para colher as opiniões das pessoas ao vivo e diretamente em suas residências. Com essas iniciativas esperamos chegar mais perto da população e conhecer melhor suas demandas.

NG – Qual relação pretende manter com as demais figuras políticas do município e da região? 

Candidato Antônio – Nós estamos fazendo uma campanha eleitoral como gostaríamos de fazer o nosso governo, com muito respeito aos adversários e buscando encontrar as melhores formas e oportunidades para negociar. Nesse momento, estamos constantemente negociando sobre as regras eleitorais e as formas de se fazer campanha. A nossa campanha é também uma que defende a verdade e que é contra o uso de perfis fakes e o espalhamento de notícias falsas. Assim como nossa campanha, nossa gestão será também pautada na absoluta honestidade e transparência. 

Para fora das fronteiras da cidade, a nossa posição é também a de negociar e buscar fortalecer os consórcios intermunicipais. Nós acreditamos que a região tem muito a ganhar, em todas as áreas, quando os municípios conseguem enxergar e enfrentar, de forma conjunta, os problemas regionais mais urgentes.  

Para que esse diálogo regional seja frutífero e positivo, devemos também relevar as diferenças de posições política e partidárias para nos concentrarmos no que realmente interessa: a solução pragmática, eficiente e eficaz de problemas sociais reais.

NG – A infraestrutura é apontada como um dos problemas de Barroso. A chapa possui propostas para conservar e restaurar o que se encontra em estado precário?

Candidato Antônio – A zeladoria urbana e a gestão da secretaria de obras é, em geral, e não só em Barroso, um grande desafio para as gestões municipais. Diferentemente de áreas consolidadas da administração pública municipal como a Saúde, Educação e Assistência Social, que recebem repasses constitucionais e são geridas a partir de normas operacionais e protocolos nacionais, a conservação urbana é de responsabilidade exclusiva da prefeitura e é realizada, quase sempre, com recursos próprios da cidade. Do ponto de vista macro, portanto, a saída para a melhoria da infraestrutura é captar recursos novos e em volume suficiente nos governos federal e estadual. Nós estamos preparados para essa missão.

Por outro lado, em um nível mais cotidiano, o melhor caminho para conservar e restaurar o que se encontra precário é por meio de ganhos de eficiência, ou seja, fazendo mais com menos. E para que possamos ter ganhos de eficiência, o aprimoramento da gestão é fundamental. A prefeitura não pode funcionar o tempo todo a reboque de demandas urgentes, ela precisa planejar suas intervenções. Aqui, mais uma vez a nossa proposta da plataforma “Conserte Minha Rua” pode ser útil. Na medida em que as demandas são geradas pela própria população, que também ajuda a fiscalizar e cobrar, o gestor público consegue ter melhor visão e controle sobre o que está acontecendo na cidade, podendo, inclusive, intervir de maneira mais direta e com menor custo.

NG – A acessibilidade dos portadores de deficiência física é um tema que pede urgência. O plano de governo do candidato aborda essa questão? Se sim, quais propostas o candidato apresenta?

Candidato Antônio – Algumas das últimas intervenções que foram feitas para garantir maior mobilidade urbana para pessoas com deficiência em Barroso foram realizadas de forma absolutamente precária. As passagens em nível nas ruas não acompanham as alturas das calçadas e as rampas de acesso à praça estão fora de eixo ou são altas demais. Os investimentos foram feitos, porém poderiam ter sido mais bem aproveitados. Nós temos uma grande preocupação com esse tema, pois estamos apostando no conceito de cidade amigável. A melhoria da acessibilidade para as pessoas com deficiência não beneficia apenas a elas. Esse investimento facilita a locomoção também de idosos, crianças e de toda a população. 

Nossa proposta é respeitar o plano diretor, fazer os investimentos de mobilidade necessários nas praças, prédios e demais espaços públicos, mas também convidar a população a fazer um pacto pela mobilidade, consertando e ajustando também passeios e demais espaços privados e semipúblicos.

NG – Para você, qual é o principal diferencial da sua própria chapa comparada aos concorrentes?

Candidato Antônio – Em primeiro lugar a nossa chapa é mais diversificada que a de nossos concorrentes e isso é um grande diferencial. Eu e meu vice, Adelmo, nos complementamos muito mais em nossas experiências e vivências. Eu disputo minha primeira eleição, ele a sua sexta. Eu nunca assumi um cargo eletivo, ele já foi prefeito e vice. Eu sou servidor público, ele trabalha no comércio. Eu sou um acadêmico e professor universitário, ele não concluiu o curso superior, mas tem um grande conhecimento prático da cidade. Sou um adulto jovem, tenho 36 anos, ele um senhor experiente com mais de 65 anos de caminhada.

Nosso projeto também conta com o apoio de um conjunto de forças sociais amplo e muito renovado. São pessoas que não têm expectativa de poder, de assumir qualquer secretaria ou qualquer cargo na prefeitura, mas que estão disponíveis para colaborar com ideias, ideais e propostas para o bem da cidade. São pessoas que estão participando da política pela primeira vez e que, por isso, são capazes de oxigenar o debate público. Em terceiro lugar, nosso projeto é também um que busca encontrar referências mais modernas e em outras áreas, outros contextos e outras experiências, nacionais e internacionais. Para enfrentar os desafios complexos da contemporaneidade é fundamental encontrar inspiração em horizontes cada vez mais amplos. 

NG – Existe alguma uma figura política (local, estadual, nacional ou internacional) que te inspira? Qual? Justifique.

Candidato Antônio – No plano local, uma figura que me inspira é a do nosso emancipador e primeiro prefeito, Sr. Geraldo Napoleão de Souza. Ele me inspira pela sua generosidade, pela capacidade de compreender os diferentes momentos da história e da vida política, pelo vigor de sua liderança, mas, ao mesmo tempo, pela sua capacidade de desprendimento, de pensar na cidade em primeiro lugar e não em si próprio. Ele nunca se deixou levar pela vaidade e não cometeu o erro de muito outros, em muitos lugares, que não souberam a hora de parar e que se tornaram figuras anacrônicas, ultrapassadas e desacreditadas. Pelas suas qualidades, nosso primeiro prefeito entrou para a nossa história e, não à toa, é hoje nosso político mais homenageado.

No plano nacional, uma figura que admiro é a do Senador Anastasia. Eu tive a oportunidade de trabalhar por quatro anos ao lado do Professor Anastasia quando ele foi Governador de Minas Gerais e aprendi muito sobre gestão pública. Anastasia, hoje um grande amigo, me lembra muito o Sr. Geraldo Napoleão, principalmente pela sua altivez e generosidade. Por último, no plano internacional contemporâneo, eu me inspiro muito no ex-presidente americano Barack Obama. Obama foi um presidente muito jovem e uma liderança inspiradora não só para os Estados Unidos, mas para todo o mundo.

Eleições 2020 no NG

A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.

Nesta rodada de entrevistas, foram encaminhadas as mesmas perguntas, com o mesmo prazo para resposta, para todos os candidatos de uma prefeitura. A intenção é conhecer mais sobre quem pleiteia ocupar o Executivo dos respectivos municípios. Os candidatos não são obrigados a aceitar o convite da equipe de reportagem do portal, mas ficam cientes que será informado aos leitores se optarem por não responderem.

Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui