Início Opinião Coluna VOCÊ EM EVIDÊNCIA – JORNADA RODA DA VIDA

VOCÊ EM EVIDÊNCIA – JORNADA RODA DA VIDA

Raquel Viana *

Olá, estamos nessa jornada da roda da vida que é dividida em 4 pilares: qualidade de vida, pessoal, profissional e relacionamentos. Manter esse equilíbrio é super importante porque assim conseguimos ter uma vida mais plena e bem-estar.

Na última coluna nós falamos da QUALIDADE DE VIDA e hoje vamos falar do pilar PESSOAL.

Ele é subdividido em intelectual, emocional e felicidade.

Vamos falar um pouquinho sobre cada um dele?

Desenvolvimento intelectual:

Esse pilar consiste em você analisar como está a sua intelectualidade, sua abertura a novos aprendizados, novos conhecimentos e experiências. Investir no seu aprimoramento intelectual faz com que você consiga evoluir melhor na sua carreira, no seu amadurecimento pessoal, mais cultura, melhora a comunicação, a sua linguagem e consequentemente aprende a lidar com mais inteligência e sabedoria sobre os desafios e ter melhores escolhas.

Desenvolvimento emocional:

Como estão as suas emoções ao longo do seu dia? Está conseguindo lidar com elas sendo positivas ou negativas?

Manter esse equilíbrio emocional é entender como lidar com os conflitos, inseguranças, emoções, desafios e outras situações que podem ocorrer. Quanto mais equilibrado for melhor a utilização nos controles adversos. O autoconhecimento ajuda muito nesse processo para adquirirmos mais inteligência emocional. Então é um ótimo momento para pensar sobre isso e aprofundar sobre os sentimentos que dominam a sua vida.

Desenvolvimento felicidade:

Passar por momentos felizes é o que nos move. São esses momentos que muitas vezes nos motivam. Assim temos mais energia e motivação para enfrentar a rotina do trabalho e de casa. O importante é você avaliar se você se sente feliz e realizado. E analisar se não estamos vivendo no piloto automático. Parar para refletir é bom porque assim conseguimos entender que é necessário parar um pouquinho e cuidar dos momentos que nos fazem felizes.

Essas reflexões são necessárias para termos clareza de como estamos vivendo e uma ótima oportunidade de mudar e fazermos a diferença na nossa vida.

Na próxima coluna vamos falar do pilar RELACIONAMENTOS. Fiquem conosco e em breve estaremos juntos.

* É especialista em PNL e Inteligência Emocional, Instagram @raquelvianaoficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui