Início Gerais Cotidiano USO DE MÁSCARA SERÁ OBRIGATÓRIO EM TIRADENTES A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA...

USO DE MÁSCARA SERÁ OBRIGATÓRIO EM TIRADENTES A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA (20)

Foto: Redes sociais

Redação *
Notícias Gerais

Decreto assinado pelo prefeito de Tiradentes, Zé Antônio do Pacu, nesta quarta (15), torna obrigatório o uso de máscaras no município, a partir da próxima segunda (20).

A obrigação se estende ao embarque no transporte coletivo e acesso ao terminal rodoviário, para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros, para o acesso aos estabelecimentos considerados essenciais e para o desempenho das atividades em repartições públicas.

O decreto 3.126 prevê que podem ser utilizadas máscaras de pano, feitas de algodão, tricoline, TNT e outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas conforma as recomendações do Ministério da Saúde.

Saiba como fazer a sua máscara

Na Nota Informativa nº 3, o Ministério da Saúde afirma que pesquisas têm apontado o uso de máscaras caseiras como forma de impedir a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, funcionando como uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos de Covid-19.

A máscara, entretanto, é uma proteção adicional. Para interromper o ciclo de disseminação do vírus, é importante seguir as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização das mãos. “Essas medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, quando adotadas em conjunto, potencializam os efeitos da proteção contra o novo coronavírus no país e por isso são tão importantes de serem adotadas por toda a população”, diz o ministério.

Para garantir a efetividade, devem ser usados tecidos com boa capacidade de filtragem de partículas. O ministério recomenda: tecido de saco de aspirador; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%; tecido 100% algodão (como tricoline); e fronhas de tecido antimicrobiano. Mas podem ser utilizados materiais encontrados no dia a dia, como camisetas ou outras roupas em bom estado de conservação, até tecido não tecido (TNT).

O importante é que a máscara seja feita com camadas duplas, nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz (cerca de 21 centímetros de altura e 34 cm largura) e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Se for de TNT, a máscara deve ser descartada a cada uso.

Cuidados no uso das máscaras caseiras

Vídeo: Adufsj – Seção Sindical

Em uma live realizada na última quinta (9), a professora do Departamento de Medicina da UFSJ e vice-presidenta da Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (Adufsj – Seção Sindical), Ana Pimentel, ensinou os cuidados que cada um deve ter ao usar máscaras, para não correr o risco de se contaminar com elas.

Campanha solidária

Em nota no Facebook da Prefeitura, a  administração municipal reforça a importância dos cidadãos abraçarem a campanha “Costurando Saúde”, para viabilizar a produção de máscaras caseiras, que serão disponibilizadas à toda a população tiradentina.

  • Com informações da Prefeitura de Tiradentes, do Ministério da Saúde, da Agência Brasil e da Adufsj – Seção Sindical

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui