Início Cultura Agenda UFSJ LANÇA EDITAL DO INVERNO CULTURAL 2021

UFSJ LANÇA EDITAL DO INVERNO CULTURAL 2021

Foto: Ascom / UFSJ

Assessoria de Comunicação

A Universidade Federal de São João del-Rei abriu, nesta quinta-feira (1/4), edital para seleção de propostas artístico-culturais que irão fazer parte da programação da 32ª edição do Inverno Cultural UFSJ.

O festival de artes integradas vai ser realizado de 21 a 29 de agosto de 2021 em São João del-Rei/MG e na página do Inverno Cultural.

Após ter a edição de 2020 cancelada pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, neste ano, o Inverno volta em formato diferente: as atrações serão on-line, pelo site do evento. Há a possibilidade de algumas atividades serem realizadas presencialmente, se, na época do festival, as condições de segurança sanitárias assim permitirem.

Serão até 75 propostas classificadas pelo edital, em 22 modalidades divididas em cinco áreas temáticas: Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Literatura.

Serão aceitas inscrições de grupos e artistas com CNPJ, de 17 a 27 de maio exclusivamente por e-mail; os participantes devem enviar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com a documentação exigida para cada modalidade.

A edição 2021 mantém o tema que seria do ano passado. O festival inspira-se na prática cômica ritualística do xamã do riso “Hotxuá”, do povo indígena Krahô, do norte do Tocantins, para afirmar a alegria como elemento-base da sociedade, em que o brincar e o fazer rir constituem-se como práticas necessárias para o estabelecimento de laços, harmonia, equilíbrio social e resistência.

Ao assumirem suas contradições, os palhaços sagrados atuam com o corpo e tornam-se como conhecedores de si por transgredirem e transitarem entre as dicotomias do mundo. Nesse sentido, a alegria, intensificada pela força e sabedoria dos povos originários que habitam nosso Brasil, se torna a afirmação da própria vida.

O edital pode ser acessado pelos endereços eletrônicos: https://www.invernocultural.ufsj.edu.br/editais ou https://www.ufsj.edu.br/proex/editais.php.

O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de julho no mesmo endereço eletrônico.

1ª Semana de Produção Artística

Durante os dias 23 e 27 de agosto, será realizada, como programação paralela ao Inverno, a 1ª Semana de Produção Artística UFSJ (Separt). Nela, podem se inscrever os coordenadores e coordenadoras de propostas aprovadas nos editais de Apoio à Criação e Circulação Artística N° 010/2018/UFSJ/Proex e N° 003/2019/UFSJ/Proex.

Devido à pandemia de Covid-19, a Semana será em formato on-line com as atrações sendo apresentadas em plataformas digitais. Serão realizadas também mesas, divididas por áreas, para a apresentação dos trabalhos e dos processos criativos. A participação nesta primeira edição, não será obrigatória, em respeito às limitações que o isolamento social nos impõe, o que afeta diretamente nossas ações de Criação e Circulação Artística, e por ser realizada fora do período letivo da Graduação.

As inscrições podem ser feitas somente por meio de formulário, disponível neste link, e o prazo final é às 23h59min do dia 30 de abril, sexta-feira. O mesmo projeto aprovado em Criação e apresentado em diferentes modalidades de Circulação Artística deve ser inscrito apenas uma vez. Devem ser informados o resumo (obrigatório) e o link (se for o caso de material audiovisual) e/ou anexadas imagens das atividades realizadas. As dúvidas sobre a Separt devem ser enviadas para o e-mail editalcriacaoecirculacaoartistica@ufsj.edu.br .

Participação da comunidade interna no Inverno

As demais propostas vindas das comunidades internas da UFSJ e do IF Sudeste MG poderão participar voluntariamente do Inverno Cultural por meio de uma chamada exclusiva, que será aberta no dia 3 de maio.

As dúvidas sobre o festival podem ser enviadas para o e-mail invernocultural@ufsj.edu.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui