Início Gerais Cotidiano UFSJ DEBATE VOLTA ÀS AULAS COM COMUNIDADE ACADÊMICA

UFSJ DEBATE VOLTA ÀS AULAS COM COMUNIDADE ACADÊMICA

Foto: Ascom/UFSJ

Redação *
Notícias Gerais

“O retorno às aulas na Universidade Federal de São João del-Rei, seja em qualquer modalidade, presencial ou por meio de atividades remotas emergenciais, só será definido depois de amplo debate com a comunidade acadêmica, e em decisão colegiada.” Foi o que garantiu nesta terça (26), o reitor da UFSJ, professor Marcelo Pereira de Andrade.

Nesse primeiro momento, de acordo com Marcelo, o importante é a segurança e a saúde de toda a comunidade universitária. Por isso, continua em vigor a Resolução 002, de 17 de março de 2020, que suspende o calendário acadêmico da graduação e pós-graduação para os cursos presenciais.

Marcelo esclareceu que a questão é bastante complexa e demanda muita discussão e planejamento. Por isso, nessas duas primeiras semanas da nova gestão, reitoria, Vvice-reitoria e Ppró-reitorias, em conjunto com representantes de todos os segmentos – ADUFSJ, SINDSUFSJ E DCE/UFSJ -, iniciaram uma série de encontros, de forma remota, para tratar do contexto que estamos vivendo.

“Nossa equipe conversou com estudantes, técnicos e professores. Os posicionamentos são os mais variados. Entretanto, a UFSJ só vai deliberar depois de analisar a fundo toda a conjuntura”, observou Marcelo.

O reitor informou que, agora, estão sendo estruturados instrumentos de sondagem junto a professores, técnicos e alunos. O objetivo é saber, em primeiro lugar, como a comunidade universitária está no cenário de pandemia. “Por isso, a participação de todos será fundamental.

Os resultados vão servir para subsidiar a gestão da Universidade, nortear o debate e traçar estratégias. Antes de qualquer decisão, vamos ouvir e considerar todos os segmentos da UFSJ”, concluiu.

Sindicatos promovem reuniões nesta quinta

O Sindicato dos Servidores da UFSJ emitiu nota pública reforçando a importância da universidade pública neste momento de pandemia e ressaltando a necessidade de se cuidar do bem-estar da comunidade acadêmica, inclusive os servidores terceirizados que continuam desempenhando suas funções, sem terem aderido ao home office.

“Somos contra falar em retorno ao trabalho sem a garantia de diretrizes seguras que preservem os direitos dos trabalhadores e orientem o funcionamento da UFSJ durante a pandemia do Covid-19”, acrescenta o documento.

Nesta quinta (28), o Sinds UFSJ realiza uma reunião ampliada online com a categoria para debater o tema.

A Seção Sindical do Docentes da UFSJ (ADUFSJ) também promove reunião virtual, nesta quinta (28), às 16h, para debater o assunto com sua base de sindicalizados. Na pauta da reunião, consta a discussão dos seguintes temas: contexto de isolamento social na universidade; ir as possibilidades de substituição  de aulas presenciais por atividades remotas e a viabilidade de realização de assembleias virtuais.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) tem se reunido semanalmente para construir uma posição coletiva sobre o tema. Também já se reuniu com a reitoria e com os sindicatos para debater o assunto e emitirá nota a respeito.

“Se considerarmos as desigualdades do país nas condições de acesso tecnológico, de moradia, dentre outras, fica claro que temos diversos problemas que impossibilitam a questão das atividades remotas neste momento. As pessoas tem que ter um ambiente tranquilo em casa, e muitos estão com função acumuladas, com outros problemas. Nós estamos em meio a uma pandemia e o principal é cada um se manter saudável”, afirma Rafael Oliveira dos Santos, secretário de Comunicação do DCE UFSJ.

Segundo ele, os estudantes questionam também se houve capacitação de servidores e professores para o ensino à distância. “Nosso compromisso é sempre com o ensino público, gratuito e de qualidade, que vai conta uma visão tecnicista e produtivista da educação, que tem muito a ver com a EAD. Se tiver um único aluno sem estas condições igualitárias de acesso, seremos contrários”, acrescenta.

* Com informações da Ascom UFSJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui