Início Gerais Cotidiano TIRADENTES CAPTA RECURSOS PARA APOIAR ALUNOS NO ENSINO REMOTO

TIRADENTES CAPTA RECURSOS PARA APOIAR ALUNOS NO ENSINO REMOTO

Foto: Wanderson Nascimento

Redação *
Notícias Gerais

A prefeitura de Tiradentes se prepara para a volta às aulas na próxima segunda (8), de forma remota e com políticas públicas para apoio aos alunos que não possuem equipamentos ou acesso à internet.

A iniciativa foi tomada após a Secretaria de Educação promover uma consulta pública, durante uma semana, que obteve 194 respostas de estudantes, professores, diretores, orientadores, auxiliares educacionais e familiares de estudantes (representando as crianças).

De acordo com a secretária de Educação de Tiradentes, Sinara Campos, foi possível observar nas respostas uma preocupação nítida, tanto dos pais quanto dos profissionais, de retornar presencialmente sem o plano de vacinação. Por isso, a opção pelo retorno de forma remota (online) neste primeiro semestre.

Equipamento e internet

A Secretaria de Educação elaborou um projeto multisetorial com a finalidade de oferecer suporte com equipamento ou internet para aqueles que não têm condições, o que influencia diretamente no acesso às informações.  Segundo a secretária, é um projeto que demanda recursos financeiros e parceiros, e que já está na fase de captação.

Existe hoje um déficit muito grande das famílias em ter tablets, estrutura e internet para que tenham acesso às aulas. Também é preciso pensar no professor que teve que se adaptar a esse novo formato.

Segundo Sinara Campos, o ano passado foi um aprendizado, tanto para os professores quanto para gestores, pais e alunos. “Fomos obrigados a nos adaptar para algo que ninguém estava preparado. Infelizmente ainda teremos que trabalhar de forma remota esse primeiro semestre, porém com um planejamento pedagógico e administrativo mais organizado e eficiente, para que possamos, quem sabe,  minimizar os impactos causados na aprendizagem, por conta da pandemia”, afirmou.

Núcleo de educação e saúde

O projeto para criação do Núcleo Permanente de Educação e Saúde será finalizado até o final do mês para trabalhar questões que envolvam acompanhamento psicológico e social, tanto dos profissionais quanto das famílias no que vem sendo chamado de “novo normal”.

As turmas da rede municipal serão divididas com número menor de alunos por sala, com foco principal na alfabetização. Isso irá gerar uma melhor qualidade das aulas e acompanhamento tanto por parte das crianças quanto por parte dos professores e direção escolar.

Pelo questionário e análise de diagnóstico, foi avaliado que os pais tiveram, mesmo que cada um com sua realidade, uma presença e um acompanhamento da maioria dos alunos.

Matrículas

Quem ainda não realizou a matrícula pode ir à Secretaria de Educação, na Rua Manoel Morais Batista Júnior, 502, Parque das Abelhas, procurar a Alessandra, na Secretaria Escolar. É necessário levar a declaração escolar, certidão de nascimento da criança, cartão de vacina e comprovante de residência. Os horários de atendimento durante essa semana são de 08h30 às 11h30, e, à partir de semana que vem, em horário integral.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tiradentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui