Início Gerais Segurança SOLENIDADE NA EPCAR MARCA CONCLUSÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS SOLDADOS

SOLENIDADE NA EPCAR MARCA CONCLUSÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS SOLDADOS

Seção de comunicação Social da Epcar

Na manhã da última quinta (3), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) realizou a cerimônia militar de compromisso à Bandeira Nacional dos recrutas componentes da turma Harpia. Em razão da pandemia, a solenidade foi realizada no auditório da Escola e marcou a conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD), da 2ª turma de 2020. O Comandante da Epcar, brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a solenidade, que contou com a presença apenas dos concludentes, da equipe de instrução e militares representantes das Organizações Militares (OM) que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (Guarnae-BQ). 

Durante os últimos quatro meses, os integrantes da Turma Harpia – nome da turma escolhido por seus integrantes, receberam instruções divididas em duas fases: adaptação e especialização. O período de adaptação, nas semanas iniciais, é destinado para que os instruendos se adaptem à conduta militar, bem como ao ambiente da caserna. O período de especialização é destinado à instrução básica, constituída de instruções cívicas, bélicas e de infantaria. 

O agora soldado Deividson Maycon Rodriguês Júnior encerrou o curso em primeiro lugar, ratificando que as dificuldades momentâneas vividas tornam a formação ainda mais desafiadora e gratificante. O militar ainda destacou a influência familiar para a realização deste seu desejo em se tornar integrante das Forças Armadas, visto que na família há militares que servem em outras instituições. “Estou muito feliz por conquistar este meu primeiro objetivo. Este curso fez muitas mudanças em minha vida e, com certeza, hoje sou uma pessoa melhor. Agora, pretendo estudar e me dedicar para ser aprovado em um dos processos seletivos de carreira para a Força Aérea”, afirmou, destacando a participação fundamental da mãe desde o primeiro dia em que ingressou na Epcar. “Ela ficará muito orgulhosa ao ver esta homenagem”, finalizou. 

Há uma equipe que, durante o período de formação, se dedica exclusivamente para o acompanhamento dos novos soldados que, tão logo concluam esta etapa, estarão a disposição de suas respectivas OM para cumprirem as mais diversas atividades. A esta equipe, nominamos como equipe de instrução e, na turma Harpia, o responsável por este trabalho doutrinador foi do tenente especialista de Aeronáutica José Eduardo Ferreira Torres, comandante da Companhia de Infantaria do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ).

O oficial enfatizou a importância deste trabalho mais individualizado de sua equipe e, junto aos demais, da importância deste estágio na vida destes jovens que hoje concluem esta importante fase da formação militar. “A formação do soldado é de fundamental importância para que as instituições possam cumprir as missões pertinentes à Força Aérea Brasileira (FAB). Sendo assim, durante os últimos quatro meses, preparamos estes soldados para que eles atuem nos diversos setores, seja nos serviços de guarda e segurança ou atividades administrativas. Incutimos neles os nossos valores basilares e afirmamos que eles estão preparados para atuar conforme a situação exigir”, afirmou. 

O comandante da Epcar enalteceu a necessidade de que os novos soldados honrem a farda e o compromisso assumido, mantendo-se firmes na postura ensinada durante o exigente curso de formação, além de se dedicarem para aproveitarem as diversas oportunidades de carreira proporcionadas pela FAB. “Congratulamos a conquista obtida por vocês, que souberam superar as adversidades e forjaram o espírito de corpo desta turma. Vocês acabaram de jurar para a sociedade brasileira, representada pela Bandeira Nacional, que dedicarão plena e inteiramente para que a Força Aérea continue cumprindo sua missão institucional e a sociedade confia muito em cada um de nós. Por isso, honrem a farda que vestem. Essa carreira nos proporciona experiências únicas e, para vocês que agora ingressam na FAB, várias portas também se abrem para que possam galgar oportunidades através de nossos processos seletivos”, discursou o Brigadeiro Silva Mendes. Nesta oportunidade, o oficial-general apresentou aos formandos uma lembrança de sua turma de ingresso na Academia da Força Aérea (AFA), no ano de 1988 e que leva o mesmo nome da turma dos soldados que concluíram o CFSD. 

Na solenidade, os novos soldados prestaram o compromisso e a continência à Bandeira Nacional e também foram premiados o soldado melhor colocado no curso e àquele que foi eleito pelos companheiros de turma e pela equipe de instrução como “militar padrão”, uma reverência pelo elevado espírito de corpo, disciplina e camaradagem que foram apresentados pelo militar durante todo o curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui