Início Gerais Política SJDR: VEREADORA COBRA AGILIDADE PARA INICIAR TRABALHOS DE CPIs

SJDR: VEREADORA COBRA AGILIDADE PARA INICIAR TRABALHOS DE CPIs

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Com o deferimento, pela Justiça, do pedido de liminar para impedir a participação do vereador Weriton Andrade (PSL) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos alimentos vencidos, vereadores da oposição cobraram agilidade por parte da presidência da Câmara de São João del-Rei no início dos trabalhos de investigação.

A liminar foi concedida pelo fato de Weriton ser filho do prefeito e enteado da secretária de Assistência Social, que são investigados, e, portanto, ter interesse pessoal envolvido na causa; além dele integrar a Mesa Diretora da Câmara, o que é vedado pelo regimento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que rege a CPI.

Na reunião desta terça-feira (01), a vereadora Lívia Guimarães (PT), reivindicou providências para que se iniciem os trabalhos. “Depois de 45 dias da denúncia, ainda estamos com essa CPI parada. E não é por falta de vontade, eu chamei o presidente, ele me respondeu; nós acionamos a Justiça, contra a participação do vereador Weriton, e ganhamos. Então queremos saber quando o presidente irá liberar o trêmite da CPI, pois precisamos começar”, declarou.

Lívia afirmou que esses trâmites não podem demorar mais, e que não adianta só aceitar a CPI, é preciso do trâmite oficial. Na ocasião, a vereadora também cobrou o início da CPI dos transportes. “Não teve resposta, os funcionários continuam trabalhando e não têm recebido. Daqui a pouco haverá mais paralisação. Três funcionários já faleceram por covid-19, e temos que ter uma resposta também sobre essa CPI”.

O vereador Weriton Andrade se pronunciou rapidamente sobre o assunto. “A respeito da liminar, ainda não é decisão de mérito. O regimento da Casa permite que eu participe da CPI, e faço questão, depois da reunião, de conversar com o presidente para tratar do assunto.”, declarou.

O presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL), respondeu ao questionamento de Lívia. Ele explicou que no dia 27 de maio os vereadores entraram com o pedido da liminar, impetrando um mandado de segurança; o juiz decidiu no dia 29; e ele foi notificado às 16h32 desta terça.

“Então, para a população saber, eu não estou amarrando ou atrapalhando CPI, estou tramitando legalmente, e eu tenho 48 horas para decidir o que fazer, se eu agravo, ou substituo. Agora vou analisar, e a decisão todos vão saber assim que a gente resolver”, afirmou.

Sobre a CPI dos transportes, ele também se pronunciou. “Se não estamos conseguindo, a tempo recorde, agilizar a CPI da Assistência Social, como que eu vou virar para a CPI do transporte público? Eu não vou misturar duas coisas. Eu vou liberar uma, para depois trabalhar em cima da outra, senão vai virar uma bagunça”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui