Início Gerais Política SJDR: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA GESTÃO DO DAMAE

SJDR: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA GESTÃO DO DAMAE

Jorge Hannas Salim, diretor do Damae e vice-prefeito de São João del-Rei, durante audiência pública. (Imagem: reprodução)

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em audiência pública realizada na manhã desta terça (20), a diretoria do Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae), de São João del-Rei, apresentou uma proposta de parceria público-privada (PPP) para solucionar os problemas da instituição.

O diretor do Damae, Jorge Hannas Salim – que também é vice-prefeito da cidade – defendeu que o objetivo da reunião era esclarecer para a população sobre a situação da autarquia e buscar uma solução definitiva no que diz respeito ao saneamento municipal. O marco regulatório do saneamento básico, aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado, estabelece que, até o final de 2022, todos os municípios brasileiros com até 100 mil habitantes, como é o caso de São João del-Rei, devem possuir um Plano Municipal de Saneamento Básico.

Além disso, a mesma legislação prevê que, até 2033, todos os municípios brasileiros deverão ter 99% de água potável e tratada distribuída à população e atender no mínimo 94% da população com coleta e tratamento de esgoto.

No entanto, de acordo com o diretor do Damae, São João del-Rei não dispõe de recursos financeiros para investir em saneamento. Segundo Hannas, a cidade estaria sofrendo com o consumo exagerado de água por parte da população e um “crescimento exagerado” – loteamentos – sem planejamento de infraestrutura.

“Existe uma perda de água que atinge, basicamente, quase 50% da nossa produção, entre vazamentos, evaporação, lavamento de ruas, de carros, de muros e calçadas. É uma situação totalmente desordenada”

– disse o vice-prefeito.

Hannas apontou também que o índice de inadimplência dos consumidores do Damae é de 43%.

Entre as possibilidades de ação para resolução dos problemas do departamento, o diretor da instituição pontuou a possibilidade de uma adoção de parceria igualitária entre o poder público e a iniciativa privada: para Hannas, seria a melhor alternativa.

Defendendo o mesmo posicionamento, o consultor e auditor Paulo Giovanni Giarola apresentou um parecer técnico da situação do Damae.

Segundo Giarola, atualmente, a autarquia não cumpre todas as diretrizes estabelecidas por lei, como deveria, e um dos objetivos da audiência pública era tornar isso de conhecimento público.

Ele afirmou também que não existe falta de água em São João del-Rei, uma vez que o Damae fornece 420 litros de água, por pessoa, para consumo diário. Um valor que seria maior que a média de consumo nacional, de 185 litros, e também maior do que é recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que são 110 litros diários por pessoa.

“Existe um trabalho que deve ser feito dentro da comunidade de São João del-Rei que vai além do que pode ser feito administrativamente”, defendeu o auditor.

Após as explanações, a vereadora Lívia Guimarães (PT) questionou o intuito da audiência pública.

“Eu acho que o que está ocorrendo é uma encenação para vender o Damae, porque uma parceria público-privada é um nome muito bonitinho para ‘vender parte do Damae'”

– disse a vereadora.

Ela, inclusive, reforçou que defende a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com foco na autarquia.

Tratamento de Esgoto

O vereador Igor Sandim (Podemos) salientou que um dos principais problemas do Damae é a falta de tratamento de esgoto: questão que já está sendo resolvida como a obra de esgotamento sanitário – viabilizada por recursos federais – que está aguardando realização de uma nova licitação.

Sendo assim, para o vereador, esse é um debate amplo que demanda inúmeras discussões e que a aprovação de qualquer proposta para o Damae deve levar em conta as medidas que já estão em andamento.

A audiência pública completa foi transmitida pelas mídias sociais e compartilhada pela Câmara Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui