Início Gerais Cotidiano SINDICATO FAZ DENÚNCIA AO MP SOBRE VOLTA AO TRABALHO PRESENCIAL NA PREFEITURA...

SINDICATO FAZ DENÚNCIA AO MP SOBRE VOLTA AO TRABALHO PRESENCIAL NA PREFEITURA DE SJDR

Imagem: João Pedro Justino

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O Sindicato dos Servidores Municipais de São João del-Rei (Sindserv) encaminhou, ao Ministério Público, uma denúncia sobre o retorno integral das atividades presenciais dos funcionários da Prefeitura Municipal, inclusive idosos e pessoas com comorbidades, que são integrantes dos grupos de risco da Covid-19.

Ao Notícias Gerais, o sindicato confirma que é fornecido máscara de proteção individual e álcool em gel aos servidores. No entanto, aponta que está “tendo uma aglomeração muito grande”, já que “não tem espaço de dois metros de distância (entre os profissionais)“.

“A gente (do sindicato) vê com muita preocupação essa volta (ao trabalho presencial). A gente preferiria que continuasse como estava antes, com troca de turnos. Uma turma trabalhava de manhã e outra na parte da tarde – assim, preservando a saúde de todos”, defende o presidente do Sindserv, Waldonier Trindade Fonseca.

A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público no dia 7/8, após “demora por parte do Executivo em resposta ao ofício recém enviado ao mesmo pelo sindicato”. Segundo o representante sindical, ainda não houve uma resposta do Ministério Público sobre a denúncia encaminhada.

“Nós entendemos que, justamente pelos funcionários do Ministério público estarem trabalhando de forma escalonada, eles devem estar com uma demanda maior e por isso não responderam ainda”, acredita Fonseca. 

O que a prefeitura diz

No comunicado de nº 008/2020, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei determina que todos os servidores municipais retornem aos seus postos de trabalho. Já o decreto que oficializou o retorno foi publicado nesta semana.

O Notícias Gerais entrou em contato com a assessoria de comunicação da administração municipal para ouvir o posicionamento da mesma sobre o assunto. No entanto, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

O que o MP diz

A equipe do portal também conversou com a assessoria de comunicação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Por meio de nota, a instituição aponta que “a denúncia será remetida para o Ministério Público do Trabalho, órgão que tem competência para avaliar esse tipo de denúncia”, mas não responde se há previsão para uma resposta se o MP irá aceitar ou não.

O portal segue disponível para ouvir os lados envolvidos. E, se e quando houver um novo contato, será adicionado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui