Início Gerais Cotidiano SINDCOMÉRCIO RECUA E NEGA NÚMERO DE DEMISSÕES UTILIZADO PARA PRESSIONAR REABERTURA DO...

SINDCOMÉRCIO RECUA E NEGA NÚMERO DE DEMISSÕES UTILIZADO PARA PRESSIONAR REABERTURA DO COMÉRCIO EM SDJR

Foto: André Frigo

Redação
Notícias Gerais

Na tarde desta sexta (29), o assessor jurídico do Sindicato do Comércio (Sindcomércio) de São João del-Rei, Emanuel Vitorelli, entrou em contato com a equipe de reportagem do Notícias Gerais para “corrigir” uma informação da matéria publicada pelo portal, também nesta sexta (29), sobre a redução dos postos de trabalho e o número de desempregados na cidade.

Segundo número antes apresentado pelo sindicato, três mil pessoas foram demitidas do comércio são-joanense desde o início da pandemia do novo coronavírus. A informação foi dada a um dos colaboradores do NG no dia 21/5, durante a carreata que pedia a reabertura de parte do comércio da cidade, inserida na onda branca do programa “Minas Consciente”.

Na manhã desta sexta (29), o próprio assessor jurídico do Sindcomércio, Emanuel Vitorelli, reafirmou esse número quando questionado pela equipe do Notícias Gerais sobre a divergência entre os dados passados pelo sindicato e os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na ocasião, informou que “existe a possibilidade, através da MP-936, de não ser realizado o exame demissional, caso o trabalhador tenha realizado o exame ocupacional no prazo de 180 dias da demissão. Então, todos os funcionários das empresas, todos os anos, tem que fazer o exame ocupacional, os que foram realizados nos últimos 180 dias têm o direito da supressão da realização deste exame. Isso explica a discrepância entre os números”.

No entanto, já no novo contato, após a publicação da matéria, o sindicato volta atrás e aponta que “na verdade a gente estima que essa situação toda vai gerar esse número de demissões e que no final das contas em muitas empresas os funcionários estão em casa e nada foi feito, isso existe também”. “Então, essa é uma estimativa nossa, do que vai ser o reflexo da pandemia em nossa cidade”, declara o assessor jurídico do Sindcomércio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui