Início Gerais Cotidiano SETE MESES APÓS ELEIÇÃO, POSSE DO NOVO CONSELHO DE SAÚDE DE SJDR...

SETE MESES APÓS ELEIÇÃO, POSSE DO NOVO CONSELHO DE SAÚDE DE SJDR É MARCADA PARA JULHO

Arte: Lucas Maranhão

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em meio à crise da saúde de São João del-Rei, a Prefeitura finalmente marcou a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Saúde para o dia 3 de julho. Os novos conselheiros foram eleitos na X Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 6 de dezembro de 2019. 

A data foi divulgada nas redes sociais e confirmada por vereadores de São João del-Rei. No entanto, os conselheiros da nova gestão não foram informados formalmente sobre a data nem sobre como será a posse. 

O trabalho do Conselho de Saúde, cujas principais funções são fiscalizar o poder público e deliberar sobre as diretrizes da saúde pública na cidade, se torna ainda mais essencial em um contexto de pandemia. “Eu sinto que falta transparência no trabalho tem muita discordância e a população acaba desinformada”, afirma uma das conselheiras eleitas, Aguida Rafaela Silva.

A moradora do Distrito de São Sebastião da Vitória, em São João del-Rei, se mostra preocupada com o discurso adotado pelas autoridades locais em relação ao novo coronavírus. “As pessoas estão nas ruas, algumas nem acreditam no vírus”, conta Silva. Segundo ela, fiscalização e esclarecimento seriam passos importantes a serem tomados pelo conselho. 

Em maio, o secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade, afirmou que o conselho ainda não havia sido empossado pois nem todos os conselheiros tinham acesso a internet para realizar a posse à distância. Os conselheiros, por sua vez, acusavam a administração municipal de atrasar a posse para impedir a fiscalização das ações de combate a pandemia. 

No dia 17 de abril, o prefeito Nivaldo Andrade prorrogou o mandato do Conselho Municipal de Saúde atual até o fim da pandemia em decreto emitido. a atitude chocou ainda mais os conselheiros eleitos.

Reivindicação popular

Já no início de junho deste ano, movimentos sociais, sindicatos e grupos de pesquisa da cidade fundaram o coletivo “Redes de Apoio – SJDR”. O coletivo criou uma petição online que, entre outras coisas, reivindicava a posse da nova gestão do Conselho de Saúde.

“Apesar de ser uma negociação anterior ao lançamento da carta de 8 de Junho, o grupo avalia que a petição online auxiliou na concretização desse importante marco para o SUS”, afirma o coletivo em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui