Início Gerais Cotidiano SE SJDR NÃO AMPLIAR ISOLAMENTO, NA PRÓXIMA TERÇA (28) SERÃO 422 INFECTADOS...

SE SJDR NÃO AMPLIAR ISOLAMENTO, NA PRÓXIMA TERÇA (28) SERÃO 422 INFECTADOS E 14 MORTOS POR COVID-19, APONTA ESTUDO

Foto: João Pedro Justino

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Se os índices de isolamento social na em São João del-Rei se mantiverem como estão, o número de infectados e de mortes por Covid-19 continuará em curva crescente. No entanto, se a taxa de distanciamento social subir, a cidade pode ter uma estabilidade em relação a pandemia nos próximos dias.

É o que indica um estudo feito pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com membros do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que participam do Observatório de Saúde coletiva (Obesc) da instituição.

“Nós fizemos uma previsão com base nos dados que tínhamos até o dia 13 de junho, os dados oficiais de casos e óbitos divulgados pela Prefeitura. No domingo agora (dia 19), a previsão indicava que teríamos 351 casos e tivéssmos 355, é um resultado próximo o bastante para dar confiabilidade ao estudo”, explica Rafael Sachetto Oliveira, professor do Departamento de Ciências da Computação da UFSJ. 

No caso de Juiz de Fora a pesquisa indica que a pandemia já estaria sob controle na cidade se não tivesse ocorrido a flexibilização das medidas de isolamento social. “Na nota técnica 03, foi a primeira vez que analisamos o cenário de São João del-Rei, por isso não podemos falar da cidade para trás. Mas a situação de Juiz de Fora já havia sido analisada e o estudo acertou tudo que previu”, salienta Oliveira. 

Segundo a última nota técnica divulgada pelos pesquisadores, se São João del-Rei mantiver o nível de isolamento atual, na próxima terça (28), a cidade terá 422 casos de Covid-19 e 14 mortes. A nota apresenta também um “intervalo de confiança”, que pode ser lido como uma margem de erro, que mostra que o número de casos pode variar de 396 a 453 e as mortes de 12 a 16.

se São João del-Rei mantiver o nível de isolamento atual, na próxima terça (28), a cidade terá 422 casos de Covid-19 e 14 mortes.

“Em São João del-Rei, nós não temos os índices de isolamento social disponíveis. Então, o que a gente faz é analisar qual seria o coeficiente de contaminação se não houvesse nenhum tipo de distanciamento e determinar o nível de isolamento com base na taxa de contaminação atual”, esclarece o pesquisador. 

Segundo o estudo, o distanciamento social em São João del-Rei foi estimado em 65%. “Apesar de maior que a média de Minas Gerais, ainda não apresenta o valor ideal para controlar de forma eficiente a pandemia”, destaca o documento.

Novas pesquisas

Rafael Oliveira afirma que um nova nota técnica está sendo pensada para apresentar a situação dos leitos de UTI em São João del-Rei. No entanto, a falta de informações claras tem dificultado o trabalho. “O boletim diário da Prefeitura apresenta o número de casos e mortes. Tem informações sobre os leitos de UTI, mas a partir do boletim não tem como afirmar com certeza quantos leitos são, quantos estão funcionando ou habilitados”, pontua. 

Estudo Independente

Ao final da nota técnica, os pesquisadores destacam que “as análises e previsões aqui divulgadas representam os resultados técnicos com base em estudo científico utilizando modelos matemáticos e simplificações propostas pelos autores envolvidos no estudo e não necessariamente representam a visão das instituições aos quais são associados”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui