Início Gerais Cotidiano SÃO TIAGO JÁ VACINOU 207 PROFISSIONAIS DA SAÚDE E 79 IDOSOS

SÃO TIAGO JÁ VACINOU 207 PROFISSIONAIS DA SAÚDE E 79 IDOSOS

Foto: Wanderson Nascimento / Arquivo pessoal

Redação
Notícias Gerais

O município de São Tiago já aplicou 337 doses da vacina contra a covid-19 até esta quinta-feira (25/2), sendo 286 com a primeira dose e 51 com a segunda. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que ainda não tem o quantitativo do total de trabalhadores da saúde no município, já foram vacinados 207 profissionais com a primeira e 51 com a segunda dose. A expectativa para esta etapa da vacinação depende da quantidade de doses que serão recebidas, o que ainda é uma incógnita para a prefeitura. Quanto aos idosos, já foram vacinados 58 acima de 90 anos e outros 21 residentes em instituições de longa permanência

Segundo a secretaria de saúde, a vacinação vem acontecendo de forma tranquila e não foi registrada nenhuma ocorrência de fura-filas, ou desaparecimento de vacinas, como ocorreu em outros municípios da região.

A lentidão na vacinação, que vem ocorrendo em todo o país, com distribuição insuficiente de doses para as cidades, também coloca em risco a campanha de vacinação em São Tiago, que pode ser cancelada caso o governo interrompa o envio das doses.

Questionada sobre o risco de algum cidadão já vacinado com a primeira dose não receber a segunda dose, a secretária de saúde, Cristina Lourença, declarou que “tudo depende da vinda da vacina, não somos nós, profissionais do Município, que definimos isso e sim o Ministério da Saúde”. Com isso, o município não tem nenhuma perspectiva ou previsão sobre a vacinação em massa de sua população.

Cristina explica que São Tiago dispõe de profissionais capacitados e insumos suficientes para realizar a vacinação. No entanto, falta o principal, que são as doses suficientes para imunizar os cidadãos, que receberão as doses conforme os critérios do governo do estado.

A secretária finaliza, explicando que, até o momento, não houve nenhum caso de infecção de alguém que recebeu a primeira dose da vacina, antes de receber a segunda dose e destaca a necessidade de a população seguir as recomendações que já são de conhecimento de todos: distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, mesmo para aqueles que já foram vacinados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui