Início Gerais Cotidiano SÃO TIAGO FLEXIBILIZA FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO LOCAL

SÃO TIAGO FLEXIBILIZA FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO LOCAL

Foto: Douglas Caputo / ARQUIVO NG

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Em decreto que entra em vigor nesta quinta (27), São Tiago progride para a onda vermelha do Programa Minas Consciente. A nova determinação permite o funcionamento das atividades comerciais desde que sejam cumpridos os protocolos estabelecidos para cada setor.

Um decreto anterior, que foi publicado no dia 21 e, a princípio, estaria em vigor até esta sexta (28), determinava a proibição da venda de bebida alcoólica em qualquer modalidade, seja delivery ou retirada; enquanto supermercados, açougues e padarias só podiam funcionar para entregas e postos de combustíveis e farmácias só poderiam atender de 6h às 20h. As demais atividades comerciais estavam suspensas.

Com o novo decreto, os estabelecimentos voltam a poder funcionar, no entanto, deve ser permitida apenas a entrada de pessoas com máscara, realizada a medição de temperatura e adotadas uma série de outras medidas de segurança.

O comércio não essencial tem permissão para funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nos feriados e finais de semana, o funcionamento está liberado das 8h às 12h. Já o comércio essencial volta a ter permissão para atendimento presencial todos os dias, inclusive feriados e finais de semana, das 6h às 22h.

“Em supermercados é permitida a entrada simultânea de até dez pessoas. Já em açougues, panificadoras, varejões e farmácias, é permitida a entrada simultânea de até três pessoas”, estabelece o decreto.

Bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar na sexta e no sábado, das 9h às 23h, nos demais dias da semana e feriados, o funcionamento deve ser das 9h às 22h.

Praças fechadas

Todas as praças municipais da cidade ficarão fechadas enquanto o atual decreto estiver em vigor. Não será permitida a circulação de moradores, visitantes nem vendedores autônomos. A circulação de carros de som e qualquer tipo de aglomeração espontânea também estão proibidas em qualquer espaço público.

As atividades coletivas de lazer, esporte e entretenimento seguem suspensas. “Ficam proibidas a realização das atividades esportivas que gerem aglomeração e sejam realizadas de forma coletiva, seja em ar livre ou espaços fechados, entre eles: futebol, voleibol, basquete, entre outros”, cita o documento.

Avanço da Covid-19

São Tiago havia endurecido as medidas de enfrentamento à Covid-19 após a cidade registrar um aumento exponencial de casos de Covid-19. As novas medidas, mais flexíveis, foram adotadas após a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo do Estado, que classifica a cidade, junto à macrorregião Centro-Sul, para a onda vermelha do Programa Minas Consciente.

O decreto completo está disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui