Início Gerais Política SÃO JOÃO DEL-REI: RÔMULO VIEGAS PLANEJA INVESTIR NO DAMAE

SÃO JOÃO DEL-REI: RÔMULO VIEGAS PLANEJA INVESTIR NO DAMAE

Na esquerda, o candidato à prefeito, Rômulo Viegas, e o candidato a vice, Fábio da Silva. Ambos são do PSDB. (Foto: reprodução)

Redação
Notícias Gerais

Em mais uma matéria de entrevista com as candidaturas às prefeituras da região, quem responde às perguntas da equipe do Notícias Gerais é chapa pura do PSDB em São João del-Rei: Rômulo Viegas e Fábio da Silva.

Entre os pontos apresentados pela candidatura tucana, estão o interesse de fazer um estudo da mobilidade urbana, investir no Damae e, se eleita, analisar o cenário da pandemia no momento da posse para traçar ações relacionadas a saúde, economia, educação e eventos.

É citada ainda a intenção de fortalecer os conselhos municipais, “reestruturando as associações de moradores e de produtores rurais”.

Confira a entrevista, na íntegra:

Notícias Gerais (NG) – Quais são os planos do candidato para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos?

Candidatura Rômulo e Fábio: Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade que nos foi dada pelo Portal Notícias Gerais para que possamos falar com a população sobre nossas propostas para mudar São João del-Rei. Parabenizamos a toda equipe desse portal pelo trabalho, cumprindo o papel de informar o povo e dando transparência ao processo eleitoral.

Com relação à Pandemia da Covid-19, nossa preocupação é saber como estará a situação ao assumirmos o mandato na prefeitura. Além da questão de saúde, temos ainda que nos preocupar com os aspectos econômicos, de educação e eventos que geram empregos para vários segmentos do município.. Portanto, teremos que agir de acordo com a situação de momento, que hoje não é possível prevê.

NG – O transporte público de São João del-Rei é constantemente alvo de críticas da população. O que a chapa propõe para melhorar esse serviço no município?

Candidatura Rômulo e Fábio: Com relação ao transporte público, hoje, não existe uma licitação que dê direito à empresa explorar esse serviço. O contrato tem sido renovado a cada seis meses. Vamos fazer um estudo da mobilidade urbana, e, depois, garantir um transporte de qualidade para a população, através de nova licitação. Hoje a empresa diminuiu os horários e o número de ônibus por linha, causando muito transtorno para os usuários do transporte coletivo.

NG – Como o candidato encara a expansão urbana que o município de São João del-Rei vem vivenciando nos últimos anos? Há planos no programa de governo da chapa relacionados a essa área?

Candidatura Rômulo e Fábio: Em São João del-Rei o plano diretor não foi revisado e o código de obras do município foi aprovado na administração do Rômulo Viegas, ou seja, tem por volta de trinta anos. A infraestrutura do município não acompanha seu crescimento e, dessa forma, a cidade tem crescido desordenadamente. Vamos atualizar a legislação e fazer com que a cidade seja organizada, melhorando a vida do povo e de quem deseja investir aqui.

NG – A qualidade da água e o saneamento são outros dois grandes problemas do município. Quais são as propostas do candidato para lidar com esses assuntos?

Candidatura Rômulo e Fábio: Vamos valorizar e investir no Damae. O último investimento de grande porte feito no Damae foi na Gestão de Rômulo Viegas. Hoje as pessoas não recebem água com regularidade em muitos bairros e distritos, quando recebem a água chega suja. Nós vamos investir no Damae e garantir uma gestão mais eficiente para que a população tenha água de qualidade.

Com relação ao esgoto, o município recebeu um valor de R$ 44 milhões para tratar o esgoto… a prefeitura começou a fazer o serviço, mas o serviço parou. Vários empregados foram demitidos, a empresa foi embora e os recursos perdidos. Estão cometendo um crime contra a população. Vamos a um exemplo, o Bairro Vila Brasil não tem esgoto… tem uma rede, mas o esgoto vaza nas ruas. Problemas como esse vamos resolver com investimento, transparência e gestão eficiente.

NG – O que o candidato pretende fazer para assegurar que sua gestão seja transparente?

Candidatura Rômulo e Fábio: Uma gestão transparente se faz com o fortalecimento dos conselhos municipais, reestruturando as associações de moradores e de produtores rurais. Com a internet e a transparência das contas públicas devemos alimentar o sistema da transparência com dados corretos para que as pessoas possam acessar os dados do município.

A Câmara também tem um papel fundamental nessa questão da transparência. Os dados que os vereadores desejarem serão disponíveis da melhor forma e rapidez possível, pois são os vereadores os representantes direto da população. Acreditamos que a imprensa escrita, falada, televisiva e a internet podem apresentar à população aquilo que faremos na prefeitura.

NG – O que a população da cidade pode esperar do seu mandato, caso saia com a vitória nas urnas?

Candidatura Rômulo e Fábio: Ao assumirmos a prefeitura queremos dar um novo impulso à administração de São João del-Rei. Vamos organizar a administração; investir no turismo como nossa fonte de renda e geração de emprego; fomentar a vinda de empresas para São João del-Rei; investir na saúde para que as pessoas tenham um atendimento melhor… hoje as pessoas se sentem jogadas quando se fala em atendimento público de saúde em nossa cidade.

Trabalharemos para que os jovens tenham oportunidade de trabalho; valorizar nossas festas religiosas e culturais; terceirizar os serviços das estradas rurais; investir no servidor da prefeitura para que possam prestar um bom serviço à população; criar a Secretaria de Indústria e Comércio para atender bem aos empresários e comerciantes que geram 70% dos empregos de carteira assinada no município.

Ainda vamos melhorar a coleta de lixo do município; dar mais apoio ao trabalho da guarda municipal para que nos ajudem a cuidar o nosso patrimônio; cuidar do parque da Serra do Lenheiro, uma riqueza do nosso município, informatizar o serviço da prefeitura para que sejamos mais eficientes na prestação de serviço da população. Enfim, em linhas gerais, essas são algumas das nossas propostas. Temos o compromisso de trabalhar incansavelmente para que São João del-Rei seja uma cidade mais Inteligente, Humana e Generosa.

Eleições 2020 no NG

A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.

Nesta rodada de entrevistas, foram encaminhadas as mesmas perguntas, com o mesmo prazo para resposta, para todos os candidatos de uma prefeitura. A intenção é conhecer mais sobre quem pleiteia ocupar o Executivo dos respectivos municípios. Os candidatos não são obrigados a aceitar o convite da equipe de reportagem do portal, mas ficam cientes que será informado aos leitores se optarem por não responderem.

Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro.

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui