Início Gerais Economia SÃO JOÃO DEL-REI RETORNA PARA A ONDA VERMELHA DO “MINAS CONSCIENTE”

SÃO JOÃO DEL-REI RETORNA PARA A ONDA VERMELHA DO “MINAS CONSCIENTE”

Foto: Najla Passos / arquivo

Redação
Notícias Gerais

A partir do próximo sábado (19), São João del-Rei retornará para a onda vermelha do programa “Minas Consciente”.

A decisão segue orientação do Comitê Extraordinário da Covid-19 que classificou, na última quarta (16), a macrorregião Centro-Sul de Saúde, no qual o município está inserido, na onda vermelha.

Desde julho, quando uma versão atualizada do “Minas Consciente” entrou em vigor, as análises são conduzidas em nível macrorregional e microregional. Consequentemente, uma mesma cidade pode ser envolvida em duas ondas distintas. Nesses casos, é o Executivo local que decide quais regras devem ser seguidas.

Na última semana, a microrregião de São João del-Rei já havia recebido recomendação para regredir à onda mais restritiva do programa estadual. No entanto, como a macrorregião ainda estava na onda amarela, a prefeitura pode permanecer na onda amarela, considerada de nível intermediário de restrição.

Agora, após análise semanal, São João del-Rei e região também foram classificados na onda vermelha, conforme consta em imagem abaixo.

Entre os fatores avaliados pelo programa estão: a taxa de incidência da Covid-19, a capacidade de atendimento atual e a velocidade de avanço da doença. (Imagem: reprodução / Governo de Minas)

O que pode funcionar *

Estando na onda vermelha, apenas os estabelecimentos considerados como essenciais têm autorização para funcionar. Saiba quais são:

  • Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
  • Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
  • Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
  • Serviços de ambulantes de alimentação;
  • Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
  • Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
  • Vigilância e segurança privada;
  • Serviços de reparo e manutenção;
  • Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
  • Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
  • Construção civil e obras de infraestrutura;
  • Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Contudo, na última semana, o Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou novas normas para o funcionamento do comércio durante o mês de dezembro, indicando ter o intuito de equilibrar a segurança sanitária e economia.

Conforme sugestão do grupo técnico, o comércio varejista e atacadista, atualmente permitido na onda amarela, poderá funcionar em onda vermelha, desde que o gestor municipal adote medidas adicionais. Entre os critérios de segurança estão o aumento de fiscalização sobre o uso de máscara, limite de 1 cliente/consumidor para cada 10 metros quadrados e restrição de funcionamento de bares e restaurantes, com vendas apenas por delivery e ou retirada de produtos no balcão.

(Imagem: reprodução / Governo de Minas)

* Com informações da Agência Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui