Início Gerais Cotidiano SÃO-JOANENSE É SURPREENDIDA COM RECADO MACHISTA EM EMBALAGEM DE CAMISETA FEMINISTA

SÃO-JOANENSE É SURPREENDIDA COM RECADO MACHISTA EM EMBALAGEM DE CAMISETA FEMINISTA

Embalagem do produto com a mensagem interpretada como denotação machista.
(Foto: arquivo pessoal)

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

A são-joanense Marina Tarôco, de 28 anos – que trabalha como supervisora de qualidade em uma empresa – foi surpreendida ao receber uma encomenda que havia comprado pela internet. Ao receber o pacote pela transportadora Jadlog, a jovem percebeu que a caixa havia sido violada – uma frase “E a louça? Lavou?” foi escrita abaixo da logomarca da loja, cujo nome é “The Feminist T-shirt“. Marina interpretou a frase como machista, pois reduz as mulheres às funções domésticas e já virou até meme, sendo usada também para responder outra pessoa, dizendo que ela “não tem o que fazer”.

À reportagem do Notícias Gerais, Marina explica que, no primeiro momento, ficou sem reação – ela não acreditava no que estava lendo. “Aí a minha colega de trabalho me incentivou a ligar na filial da transportadora para relatar o que aconteceu. Eles me pediram desculpas, disseram que iam relatar o caso para a matriz e entrariam em contato quando tivesse uma posição”, comenta.

A jovem explica que também tirou uma foto do pacote e encaminhou para a loja de onde havia comprado as camisetas, por meio de mensagem no Instagram. “Imediatamente a proprietária me respondeu, lamentando o ocorrido e dizendo que ia abrir uma reclamação na transportadora”, revela.

Uma das camisetas compradas por Marina é a da foto, com a frase: “Lindo dia para destruir o patriarcado”.
(Foto: arquivo pessoal)

Além disso, Marina resolveu postar em suas redes sociais e compartilhar o que aconteceu. “Logo recebi apoio de muitas pessoas, que também compartilharam o meu caso. Com isso, meu relato chegou até a página do ‘Sagrado Feminista’, que fez um post com o meu relato, cobrando um posicionamento da Jadlog. Com isso, o caso viralizou”, relembra.

Na última terça (27), a empresa postou um posicionamento em sua rede social, se comprometendo a investigar o que aconteceu e tomar as medidas necessárias. “Eu espero que eles se empenhem em identificar quem foi o autor da mensagem e que realmente tomem alguma medida, pois enquanto não houver punição, mulheres continuarão sendo atacadas e ofendidas”, conclui.

Transportadora se manifestou

Na postagem em seu perfil no Instagram, a Jadlog se manifestou, repudiando o ato e se comprometendo a investigar. A empresa comenta que “tomou conhecimento pelas redes sociais […] sobre uma ocorrência em uma entrega realizada em MG. Infelizmente a encomenda de uma cliente chegou em mãos com um comentário machista em sua embalagem”, inicia.

A Jadlog explica que “são muitas as etapas que uma encomenda percorre, inclusive fora do ecossistema” da empresa, mas “independente disso, queremos dizer que nossa empresa não compactua dessa postura machista e está apurando todo o ocorrido para que medidas cabíveis possam ser tomadas”.

No post, leia-se ainda que a empresa seguiu “os princípios de empoderamento da ONU Mulheres Brasil e criamos os princípios Jadlog de empoderamento feminino”. “Apoiamos o seu desenvolvimento e estimulamos a sororidade, e pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos pelas palavras de uma pessoa e não de nossa empresa”, complementa.

“Nosso objetivo é levar para as pessoas, aquilo que as deixam felizes, realizadas e satisfeitas. E, para isso, percorremos um caminho livre de machismo, racismo ou qualquer outro tipo de preconceito”, finaliza a nota disponível nas mídias sociais.

Imagem: reprodução / Instagram

Repercussão nas redes sociais

Na publicação da Jadlog, diversos comentários apoiam a consumidora e reivindicam providências pela empresa. “Queremos punição para esse funcionário! Existem mais de 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil! Todo dia é um ‘7×1’ pra gente, e não vamos admitir esse desrespeito. Queremos punição em pratos limpos. Notícias e informações sobre esse caso. Nós precisamos de vocês, mas vocês também precisam de nós”, disse uma internauta.

A própria transportada se manifestou novamente nos comentários – em resposta à loja The Feminist T-Shirt – afirmando que a publicação, inclusive, foi feita por uma mulher. “Há muito para apurar. Uma cadeia logística é cheia de caminhos e estamos apurando todos. Quem tecla aqui é uma mulher que também se sentiu ofendida e luta pelos seus direitos todos os dias, mas que também batalha por milhares de homens e mulheres que trabalham duro e não são coniventes com esse tipo de comentário. Estamos atuando firmes, todos os dias para q comentários como esse sejam eliminados não só das redes sociais mas dá vida de todas as mulheres”, citou.

Em seu perfil no Instagram, a loja The Feminist T-Shirt repudiou o ato. Em nota, defendeu que: “a misoginia está por toda a parte. Mas o sistema faz a gente pensar que a gente ‘superou’ e que a gente se ‘libertou’. Esse tipo de acontecimento só me deixa mais forte para continuar fazendo meu trabalho e pra entender ainda mais a necessidade dele existir. Eu falei ontem nos stories: se nós mulheres não estivermos por nós os homens é que não vão estar. E precisamos cada vez mais estar. O feminismo tá longe de ser uma luta ganha. Muito pelo contrário. Não podemos nos acomodar. Não vamos mais nos calar”. A publicação teve dezenas de comentários.

1 COMENTÁRIO

  1. O comentário machista atinge a todas nós, que sabemos, como esta luta é difícil! Ficar caladas é nos tornar cúmplices de quem tem a ousadia de violar uma embalagem pra atacar pessoas! Tomara que a empresa consiga descobrir quem cometeu esse ato!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui