Início Gerais Esportes SAIBA COMO MANTER CORPO E MENTE SAUDÁVEIS NA PANDEMIA

SAIBA COMO MANTER CORPO E MENTE SAUDÁVEIS NA PANDEMIA

Profissional formada em Educação Física, Telma Freitas dá dicas de como manter corpo e mente sãos sem se arriscar em ambientes perigosos para a transmissão da Covid-19. Foto: Arquivo pessoal

Juan Szczypior
Notícias Gerais

Não é surpresa pensar que, nesta pandemia de Covid-19, o sedentarismo aumentou. De acordo com uma pesquisa realizada no mês de maio desse ano, em diversos países, pelo IPSOS (instituto internacional de pesquisa de mercado e um dos maiores do Brasil), a falta de exercícios e a ansiedade são os dois problemas mais citados pelos brasileiros. O Notícias Gerais conversou com Telma Freitas, formada em Educação Física, para saber mais sobre o assunto.

“A importância de fazer exercícios é muito ampla, passando pelo bem estar emocional, com a liberação dos neurotransmissores, e físico com a prevenção das doenças que são provenientes do sedentarismo como as dislipidemias, por exemplo”, afirma Telma.

A profissional, porém, alerta que o momento atual não é o de correr riscos em espaços que não ofereçam condições sanitárias adequadas à prática esportiva em tempos de Covid-19. “Muitas academias não possuem ventilação adequada ou sistemas de exaustores. E o uso da máscara perde bastante a eficácia a partir do momento que esta se torna úmida”, esclarece ela.

Para Telma, de Educação Física, é realmente muito importante se manter ativo e, se possível acompanhado de um profissional da Educação Física. “Mas também é interessante pensar que manter o corpo ativo pode estar muito além da prática corporal controlada no espaço da academia de musculação. Que, neste momento, pode não ser o melhor espaço para praticar atividades”, complementa.

A profissional garante que o alerta não significa que as pessoas não devam procurar as academias ou contratar os serviços dos professores de educação física. Para ela, neste momento, o importante é dizer para as pessoas que o corpo pode estar em atividade e movimento em diferentes espaços.

“É muito legal pensar em atividades na natureza, em atividades recreativas em família, em puxar a turma de casa ou a vassoura para dançar”, exemplifica ela. “O corpo carrega em si a cultura de um povo e se exercitar vai muito além de buscar ter músculos maiores. Nada contra a busca pela estética, mas somos muito mais que isso. Quem sabe essa pandemia não possa nos ensinar um pouco mais sobre as coisas que cristalizamos, ou adicionamos aos nossos sistemas de crenças?”, reforça.

Foto: Freepik / reprodução

Dicas de quem entende

Se ela tem um conselho para quem quer evitar o aumento do peso, a ansiedade e os problemas físicos causados pelo sedentarismo na pandemia? é claro que sim. “Meu conselho é: descubra seu corpo, sua expressividade! Cantando no chuveiro, se arriscando com um novo instrumento, brincando com/como crianças, explorando o seu espaço”, afirma.

Para as pessoas que querem uma atividade orientada sem sair de casa, ela lembra que tem coisas muito legais acontecendo virtualmente, muitas delas gratuitas. “Espaços de yoga, aulas de ginástica, dança… lives e mais lives. Até o Grupo Corpo tem feito oficinas gratuitas!”, exemplifica.

Para Telma, o importante é conhecer as opções e pesar as vantagens e desvantagens de cada uma delas. “Se a escolha for a academia, a dica ao aluno é cobrar um serviço de qualidade. Higienização constante, agendamento de horário, ventilação adequada e a adequação a todos os protocolos em vigência”, acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui