Início Gerais Esportes ROTA B-76 ANALISA VIABILIDADE DO TRECHO DA EFOM PRÓXIMO A BARROSO

ROTA B-76 ANALISA VIABILIDADE DO TRECHO DA EFOM PRÓXIMO A BARROSO

Foto: Wanderson Nascimento

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Na manhã desta quinta (20), o gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, esteve em Barroso, juntamente com o organizador do evento Cicloturismo Oeste de Minas, Luiz Carlos Pereira Júnior, para analisar o trecho da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) abaixo da cidade até o chamado km 58. A ideia da visita foi averiguar a viabilidade de recuperação do trajeto original para finalidades turísticas, em especial do cicloturismo, que integra o projeto batizado de Rota B-76, tema de reportagem do Notícias Gerais no último final de semana.

O projeto visa sinalizar todo o trecho entre Antônio Carlos e Ibituruna, totalizando cerca de 190 km de extensão, para fomentar o ecoturismo e turismo esportivo. Assim, ciclistas, corredores e caminhantes poderiam usufruir do trajeto quase completo por onde passava a Maria Fumaça.

A primeira etapa deverá abranger os 80 km entre Antônio Carlos e Tiradentes, passando por Barroso. O trecho visitado nesta quinta tem cerca de 10 km de extensão e está bastante tomado pelo mato alto e também foi desviado do leito original em algumas partes, o que vai demandar um trabalho maior para recuperação. Muitos dos pontilhões para passagens sobre córregos também não existem mais, o que vai demandar o desvio do trajeto ou a construção de algum tipo de passagem.

Um dos pontilhões contém uma benfeitoria feita pela organização do Cicloturismo, permitindo a passagem a pé ou de bicicleta. Foto: Wanderson Nascimento

De acordo com Marcus, o estudo da viabilidade é o primeiro passo, e, além de verificar as condições do percurso, será averiguada a situação em relação à ocupação por proprietários de terras, o que vai demandar um diálogo com eles para que seja liberado o percurso para passagem e manutenção permanente.

Ele conta que o trabalho também vai apontar a quantidade e o tipo de sinalização necessária em cada trecho e os pontos onde serão instaladas as chamadas bike stations: pontos para descanso e orientação dos transeuntes, com mapas e informações de localização.

Marcus destaca que a compra das placas de sinalização será feita pelo próprio circuito, mas que poderá ter apoio de empresas que estejam interessadas em fomentar o setor e, consequentemente, ter publicidade junto a iniciativa.

O organizador do Cicloturismo Oeste de Minas, Luiz Carlos Pereira Júnior se dispôs, juntamente com sua equipe, a auxiliar na limpeza do trajeto e na instalação da sinalização, quando o trabalho for realizado.

O próximo trecho a ser analisado será entre Barroso e Campolide, com pouco mais de 30 km, onde serão averiguados os pontos críticos, que demandarão um trabalho além da simples sinalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui