Início Gerais Minas RETORNO SEGURO SÓ COM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR VACINADA, DEFENDEM SINDICATOS

RETORNO SEGURO SÓ COM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR VACINADA, DEFENDEM SINDICATOS

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Apesar de comemorar o anúncio de início da vacinação contra a Covid-19 de professores e demais trabalhadores da educação, representantes dos sindicatos da categoria ressaltam que o retorno seguro das atividades presenciais nas escolas só será possível quando toda a comunidade escolar estiver vacinada – incluindo, estudantes, país e familiares.

A coordenadora da subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) de Barbacena, Aline Araújo, defende que – se houver o retorno presencial após a vacinação da categoria – todos os trabalhadores em educação, assim como profissionais de outras áreas, estarão expostos a um número elevado de pessoas diariamente e poderão contribuir para a circulação do vírus.

“Temos contabilizado contaminações de profissionais da educação, como ASBs (Auxiliar de Serviços de Educação Básica), ATBs (Assistente Técnico de Educação Básica), diretores, vice-diretores e trabalhadores das SREs (Superintendências Regionais de Ensino), que não puderam fazer o isolamento (…)”, diz Araújo.

O diretor de comunicação da subsede do Sind-UTE em São João del-Rei, André Nogueira, defende que haja uma vacinação em massa, em todos os setores e todas as categorias, para que se retome o trabalho presencial nas escolas.

“Mesmo com os profissionais vacinados, nós acreditamos que a comunidade escolar e a população no geral apoia a nossa perspectiva de não retorno presencial, já que o vírus vai continuar circulando entre as crianças e entre as famílias”, salienta Nogueira.

O representante do sindicato dos professores ressalta também que a expectativa do sindicato é pela vacinação dos trabalhadores de todas as categorias, principalmente dos setores essenciais, que não pararam em nenhum momento, como transporte e alimentação.

Entenda o caso

No início da semana, o governador Romeu Zema (NOVO) disse, em uma rede social, que as cidades que “concluíram a vacinação de pessoas com comorbidades” já podem realizar a aplicação do imunizante no grupo dos professores e trabalhadores da educação, conforme matéria publicada pelo Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui