Início Gerais Cotidiano RELAXAMENTO DO ISOLAMENTO SOCIAL NAS CIDADES COLOCA A POPULAÇÃO EM RISCO

RELAXAMENTO DO ISOLAMENTO SOCIAL NAS CIDADES COLOCA A POPULAÇÃO EM RISCO

O ideal para evitar que o sistema de saúde entre em colapso é que 70% da população cumpra o distanciamento social. Mas esse número é muito diferente da realidade (Foto: André Frigo)

André Frigo
Notícias Gerais

O relaxamento da população sobre o isolamento social vem ficando cada vez mais evidente. O número de pessoas nas ruas e o aumento do trânsito de automóveis são um sinal de alerta em um momento que o número de mortos no Brasil pela Covid-19 triplicou em relação à semana anterior: na sexta-feira passada (3) eram 359 óbitos, enquanto nesta (10) foram contabilizados 1056.

É consenso entre os cientistas de que o percentual da população em quarentena para evitar que o sistema de saúde entre em colapso deve ficar em torno de 70%. De acordo com o site “Inloco”, que monitora o isolamento social, o índice no Brasil está em 47,6% na média, medidos na última quinta (9). O maior ponto alcançado foi no dia 22 de março quando o isolamento atingiu 69,6%.

Apenas Goiás com 54,2% e outros cinco estados estão com índices um pouco acima de 50%, ou seja, apenas um quarto do total. O caso mais grave é do Mato Grosso do Sul com preocupantes 39,6% da população cumprindo a quarentena.

Números podem ser ainda mais preocupantes

Outro agravante é que os picos da série, que começou a ser medida em fevereiro, ocorrem nos domingos, dia que tradicionalmente as pessoas permanecem em suas casas.

O site Covid-19.ufsj.tech aponta que se 75% da população de São João del-Rei cumprisse o isolamento social, em uma situação hipotética, seriam necessários seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no pico da pandemia. Em contrapartida, caso as regras do isolamento não sejam respeitadas, serão necessários 41 leitos.

No momento, São João del-Rei conta com 29 leitos de UTI, sendo que nem todos estão reservados para as vítimas da Covid-19. O médico Allyson Dangelo de Carvalho, diretor técnico da Santa Casa, declarou em vídeo postado nas redes sociais nesta sexta-feira (10), que a instituição tem quatro leitos reservados para pacientes do coronavírus.

  • Foto da capa: Scarlet Freitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui