Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: UM MEDALHÃO QUE FOGE DO LUGAR COMUM

RECEITA DO CHEF: UM MEDALHÃO QUE FOGE DO LUGAR COMUM

Alexandre Frigo *

Gosto muito de reservar um tempo para buscar novas formas de utilizar os alimentos. Dar uma cara nova nas preparações. Fugir do lugar comum. Nestes momentos eu debruço em cima dos meus livros de receitas e fico em frente à tela do computador vendo o que as pessoas estão fazendo pelas cozinhas no intuito de variar, ainda que seja na apresentação, o nosso almoço do dia a dia.

A tarefa de fazer o famoso trivial e colocar o almoço na mesma sem que as pessoas pensem ou mesmo comentem “puré de batata de novo!” é um tanto quanto ingrata. Eu costumo dizer que fazer uma comida mais trabalhada é mais fácil do que enfrentar a cozinha do dia a dia. Haja criatividade! Por isso esse meu tempo para, digamos assim, estudar.

Pegar ingrediente simples e fazer deles um prato chique, bonito, saboroso e de roupa nova. A receita de hoje é para se ter uma ideia do que eu estou dizendo. Uma carne de qualidade, bem moída, bem temperada, enrolada em uma fatia de bacon e levada ao forno. Fica bonito e é uma delícia. Estou falando de um medalhão de carne moída. Esqueça o filé mignon com seu preço proibitivo e use a criatividade.

Tenho certeza que você vai surpreender sua família ao colocar à mesa um prato desses, com um bom molho para deixar os medalhões mais suculentos. Uns seleção de vegetais bem coloridos salteados na manteiga e um arroz branco, completam esta refeição bem prática.

Para a receita de hoje vamos precisar de:

  • 600g de carne moída duas vezes (eu gosto de usar o patinho)
  • 1 cebola pequena muito bem repicada ou ralada, caso queira
  • 2 dentes de alho bem amassados, quase uma pasta
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • Sal e pimenta do reino a gosto ou o tempero da sua preferência
  • 120g de bacon em tiras para envolver a carne

Preparando os medalhões:

Em uma vasilha sove muito bem a carne com a cebola, a salsa, o alho, o sal, a pimenta do reino (ou o tempero da sua preferência) e deixe descansar em geladeira por mais ou menos uma hora. Divida a carne em 6 porções iguais, faça uma bola e depois achate-as para que fiquem com o formato de um hambúrguer. Envolva a lateral de cada “hambúrguer” com o bacon fatiado. Caso queira pode prender com um palito, mas não há necessidade.

Forre uma assadeira com papel absorvente ou use que seja antiaderente. Disponha de forma uniforme na assadeira os medalhões e leve em forno preaquecido a 220 graus por 15 minutos ou até o ponto desejado. Vire a carne quando tiver passados 10 minutos de forno.

Muito fácil! Agora é só fazer e esperar os elogios!


* É chef de cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui