Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: O TAL DO MEXIDO

RECEITA DO CHEF: O TAL DO MEXIDO

Alexandre Frigo *

Comida para mim tem que ter história. Seja carne, frango, é como uma torta com recheio, a comida necessariamente também está recheada de histórias. É comum escutarmos histórias de pratos que não podem faltar em determinadas ocasiões, pois já é tradição de família. Datas comemorativas são as mais indicadas para garimpar este tipo de coisa. Sempre tem uma receita com ingrediente secreto, ou uma que está na família há gerações e que não se pode passar para outras pessoas sob pena de uma terceira guerra mundial, ou com menos exagero, uma briga de família.

Na família da Letícia existe uma receita de pudim de nozes que é maravilhosa. Tal iguaria só é feita no Natal. A receita? Guardada a sete chaves. Não se ensina e ponto final.

O prato de hoje está ligado à minha história de vida e de cozinha. Estou falando do “mexido”. Eita coisa boa, de se fazer e de comer! Vários ingredientes que se combinam, uma única panela, várias cores, mas com um objetivo: saciar a fome! Mas engana-se quem acha que fazer mexido é simplesmente colocar qualquer coisa de qualquer forma na panela, misturar, aquecer e está pronto. Gente! Para Tudo! Mexido tem ciência, tem receita e tem arte. Falo isso porque estamos falando do mexido perfeito que nos encanta.

Fiz vários e ainda hoje faço. Certa ocasião, quando ainda era instrutor de cozinha do Senac, fui participar do I Festival de Gastronomia de Araxá dando suporte aos festins que seriam realizados. Tal evento foi realizado no Grande Hotel de Araxá, que diga-se de passagem, é uma obra de engenharia espetacular e muito bonita.

Durante o festival tive a oportunidade de conhecer várias pessoas ligadas à gastronomia. Pessoas com histórias na cozinha, histórias de vida, que acabam por engordarem nosso caderno de receitas com sua vivência. Uma dessas pessoas foi Agenor Lemos, que me presenteou com seu livro “Mexidos ou Mexidinhos?”, com direito a dedicatória.

A receita de hoje é da Mexida Mineira – 01 (Cozinha Mineira).

Vamos precisar de carne de sol desfiada, feijão cozido, arroz cozido, couve cozida.

Para acompanhar: tutu, banana e torresmo.

A gente faz assim: aqueça uma panela com um pingo de óleo e coloque o feijão. Deixe aquecer um pouco e logo depois o arroz. Depois acrescente a carne e a couve já pronta e pimenta se for o gosto e volte a misturar e sirva com os acompanhamentos.

*É chef de cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui