Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: O BIFE DE PANELA DA TIA CONCEIÇÃO

RECEITA DO CHEF: O BIFE DE PANELA DA TIA CONCEIÇÃO

Alexandre Frigo *

Das lembranças que tenho da casa da Vó Carolina, uma delas é a cozinha. Uma mesa comprida com bancos igualmente grandes e um fogão a lenha. É de lá que saíam os aromas que preenchiam o ar com aquele cheiro de comida gostosa. Lembro-me do cheiro quando Tia Conceição refogava o tempero, que ela mesmo fazia, na gordura. Fosse para refogar um feijão ou uma verdura. Era algo que me deixava extasiado.

Apesar de ter um fogão a gás, Tia Conceição usava sempre o fogão a lenha, algo que sou fascinado até hoje. Adoro esta forma ancestral de cozinhar. Tia dominava com maestria a arte de acender e controlar o fogo. Ora colocava a lenha mais para dentro do fogão para que as chamas alcançassem as trempes mais distantes, ora puxava a lenha para trazer o fogo mais para perto da boca do fogão. E nesse ir e vir a comida ia sendo feita. Comida simples, mas comida de verdade!

Um dos pratos que carrego na lembrança é um bife de panela com molho de tomate e com queijo por cima. Ainda tenho presente a sensação de quando a vi destampando a panela e vendo tudo aquilo a ferver. Todos os sabores se misturando, mas ao mesmo tempo percebendo-se cada um distintamente. Molho de tomate vermelhinho, aquele bife que tinha sido “passado” na frigideira preta e que agora tinha em cima uma fatia de queijo minas curado a derreter. Para completar um punhado de cheiro verde. Temos aí as cores vermelho, branco e verde de nossa terra ancestral a Itália.

E enquanto Tia Conceição cozinha e fazia seus outros afazeres lá na cozinha, ela cantava. E cantava bem. Afinada. Eram canções de tempos idos e as atuais para aquela época. Era como se fosse uma mágica quando tudo isso se misturava. Tenho por mim que enquanto trabalhava e cantava, tia entrava em um mundo só seu. Talvez lembrasse de algum amor que ficou no passado, dos bons momentos vividos ou mesmo para esquecer as dores de uma vida de muito trabalho e dificuldades. Só sei que esse aroma vindo fogão a lenha e melodia entoada são lembranças vivas da Tia “Ceção”.

Vamos precisar de:

  • 8 bifes de patinho ou outra carne de sua preferência,
  • 8 fatias de queijo minas curado,
  • 500 ml de molho de tomate (aquele com pedaços de tomate, cebola e alho),
  • tempero de sua preferência,
  • pimenta do reino a gosto,
  • cheiro verde a gosto
  • uma pitada de orégano.

Modo de fazer

Tempere os bifes e grelhe em uma frigideira bem quente, deixando que eles fiquem mal passados. Lembre-se que eles ainda vão cozinhar no molho. Em uma panela rasa e com tampa ou uma frigideira que seja possível tampar, coloque o molho de tomate para ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque os bife forrando o fundo da panela. Deixe ferver por 3 minutos. Após, coloque uma fatia de queijo em cima de cada bife. Tampe e espere o queijo derreter. Polvilhe um pouco de orégano e cheiro verde à vontade. Tampe a panela e desligue o fogo. Deixe por 1 minuto. Depois leve à mesa e destampe a panela para que o aroma se espalhe.

* É chef de cozinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui