Início Gerais Cotidiano PROTESTO EM FRENTE A PREFEITURA DE SJDR PEDE SALÁRIO AOS FUNCIONÁRIOS DA...

PROTESTO EM FRENTE A PREFEITURA DE SJDR PEDE SALÁRIO AOS FUNCIONÁRIOS DA VIAÇÃO PRESIDENTE E NOVA LICITAÇÃO

Foto: João Pedro Justino

João Pedro Justino
Especial para o Notícias Gerais

Nesta sexta (3), estudantes e integrantes da União Sindical – formada pelo Sindicato da Indústria Têxtil (SinTêxtil), Sindicato dos Trabalhadores dos Hospitais Laboratórios e Consultórios Médicos e Odontológicos de São Joao Del-rei (Sintras), Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (SindUTE) e Sindicato dos Metalúrgicos (SindMetal) – realizaram um novo ato em solidariedade aos funcionários da Viação Presidente. Na porta da Prefeitura de São João del-Rei, o grupo usou carro de som, bandeiras e palavras de ordem para pedir pelo pagamento de salários dos 272 colaboradores e a realização de licitação.

“Sou funcionário, me licenciei na pandemia e não recebo desde março. Só o vale-alimentação está sendo pago. O gerente é zero. Nem satisfação ele deu pra nós.” disse um transeunte que trabalha há mais de uma década na empresa, mas não quis se identificar.

Manifestantes adotaram medidas de prevenção ao coronavírus durante o ato.
(Foto: João Pedro Justino)

Além do pagamento de atrasados, o grupo defende distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) e a realização de licitação com a garantia do emprego dos funcionários – em caso de troca de empresa. Desde 2017, o transporte público são-joanense tem sido operado por decreto emergencial, renovado a cada seis meses.

“Sentimos falta da participação do sindicato da própria categoria. Era importante a participação deles” informa André Nogueira, direção da sub-sede do SindUTE. Por WhatsApp, Sarita Passareli, presidente do Sindicato de Transportes Rodoviários de São João del-Rei (Sintrorei), informou à reportagem que a negociação está na Justiça e corre em regime de urgência. Também atentou que o sindicato da categoria não participou do ato.

José Raimundo, membro da direção do Sintras, defendeu alternativas: “temos duas propostas: a primeira é ‘sem salário, sem trabalho’: greve dos trabalhadores com apoio da opinião pública. Já a segunda proposta é pedir à Câmara (dos Vereadores) que casse os direitos desta empresa e garanta um transporte de qualidade nessa cidade.” disse no carro de som.

O que diz a Viação Presidente

A reportagem entrou em contato com o gerente da Viação Presidente, Gustavo Ferreira. Por WhatsApp, ele aponta que está em reunião na capital mineira, Belo Horizonte, para avaliar o empréstimo – que ainda não tem previsão de sair. “Estamos tentando fazer pagamento ainda sem receita. E o dinheiro da prefeitura, não tivemos retorno ainda”, informa.

Ainda segundo Gustavo, os 210 funcionários – que estavam com contratos suspensos nos meses de abril e maio de acordo com regra do Governo Federal – estão trabalhando com carga horária reduzida. “Os funcionários que se encontram na ativa, trabalhando… o salário deles está em dia. Só o (referente ao) mês de maio que não receberam. Os 30% também não”, contou por áudio.

O que diz a Prefeitura

A reportagem também procurou o líder do governo na Câmara, Stefânio Pires (PSL), e a Prefeitura de São João del-Rei, mas não houve retorno ao Notícias Gerais.

Na Secretaria de Governo, o Setor de Planejamento orientou entrar em contato com a contabilidade na segunda-feira (6), sem emitir uma declaração oficial.

Na tarde desta sexta (3), durante nova tentativa de contato, o vereador Gilberto Luiz dos Santos (PSL), por meio da assessoria, pontuou que o procurador do município já teria analisado o pagamento, mas não deu mais explicações.

Segundo informado, a promotoria municipal já não estava em horário de expediente na tarde desta sexta (3).

Foto: João Pedro Justino

* Mais informações, a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui