Início Gerais Cotidiano PROJETO SOCIOAMBIENTAL DIVULGA O CONCEITO DE LIXO ZERO EM SÃO JOÃO DEL-REI

PROJETO SOCIOAMBIENTAL DIVULGA O CONCEITO DE LIXO ZERO EM SÃO JOÃO DEL-REI

Imagem: reprodução

Redação
Notícias Gerais

Coordenado por duas amigas, o projeto socioambiental “São João del-Rei Lixo Zero” pretende conscientizar a população da cidade sobre os problemas da produção de resíduos sólidos e líquidos. Além disso, a iniciativa trabalha para que os padrões de produção e consumo da sociedade sejam alterados visando a meta do lixo zero.

Em entrevista ao Notícias Gerais, Thaís Branquinho – uma das responsáveis por gerenciar o projeto, juntamente com Monique Silva – esclarece que a iniciativa nasceu a partir da “Semana Lixo Zero” organizada por elas ainda em 2019, em São João del-Rei. O evento que ocorreu em todo o Brasil foi idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil. “O instituto que criou, mas cada cidade e cada organização monta sua semana como quiser, com a orientação deles”, explica Thais.

Diante da percepção da necessidade dos moradores do município terem mais informações sobre o assunto, Thais e Monique ampliaram a proposta e transformaram o evento, que acontece uma vez por ano, em um projeto contínuo.

“O objetivo é levar o assunto do lixo, da questão dos resíduos, do conceito do lixo zero até a população. Deixar as pessoas mais informadas de como lidar com seus resíduos e de como devem ser descartados”, reitera Branquinho.

Como atua o projeto

O projeto não atua pressionando diretamente a administração municipal, mas aposta na tomada de consciência da população. “A nossa intenção é que a população entenda seu papel nessa questão. Entenda a importância e saiba como agir e que a própria população tragas essas demandas de coleta seletiva na cidade, de maior cuidado com o lixo”, assegura Thais.

A pandemia da Covid-19 impossibilitou que o planejamento do projeto para a cidade neste ano fosse implementado. Ao invés de ações nos bairros com seus moradores, as ações passaram a acontecer somente on-line, por meio das mídias sociais do São João del-Rei Lixo Zero.

As expectativa das coordenadoras é que, inclusive, a “Semana Lixo Zero” ocorra de forma pela internet. “Sempre acontecem palestras, alguma roda de conversa para discutir temas relevantes a respeito do lixo”.

O projeto que tem mais duas pessoas na equipe, Letícia Resende e Alícia Antonioli, planeja a ampliação de colaboradores para reativar projetos nos bairros quando o distanciamento social for suspenso. “A ideia é expandir o grupo de pessoas. A gente tem vontade de ampliar a equipe quando voltarmos a fazer ações nos bairros”, define Branquinho.

“São João del-Rei Lixo Zero” tem apoio institucional do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas) através de compartilhamento de informações e divulgação das ações propostas pelo projeto.

Para mais informações sobre o projeto você pode entrar em contato através do e-mail contatolixozerosjdr@gmail.com ou pelas redes sociais IG sdrlixozero e
Facebook São João del-Rei Lixo Zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui