Início Gerais Cotidiano PROJETO DE ESTUDANTE DA UFSJ VIABILIZA MÁSCARAS PFF2 A BAIXO CUSTO

PROJETO DE ESTUDANTE DA UFSJ VIABILIZA MÁSCARAS PFF2 A BAIXO CUSTO

“A gente ainda vê poucas pessoas usando máscaras PFFs em público”. A preocupação de Luana Torres, aluna do curso de Ciências Biológicas da UFSJ, é assunto sério. Afinal, muitos já sabem da importância do uso de máscaras para evitar a covid-19, mas o hábito da PFF2, cuja eficácia gira em torno de 94% a 98%, ainda é raro. Luana coordena um projeto de popularização da PFF2 em São João del-Rei, que divulga informações importantes sobre o tema, tira dúvidas e, especialmente, viabiliza a venda dessas máscaras a preços acessíveis.

“Sempre que alguém compra, leva mais pra família”, conta Luana, demonstrando um dos caminhos para a popularização da máscara na cidade e, consequentemente, para o controle do novo coronavírus. No total, já são cerca de 800 máscaras vendidas pelo projeto, alcançando por volta de 150 famílias.

Diante dos tantos desafios que a pandemia tem trazido às pessoas, Luana encontrou no projeto PFF para Todos, criado por ela mesma, uma forma de enfrentá-los. “Um dos maiores estímulos para mim é poder aumentar a proteção contra o novo coronavírus na cidade, possibilitando que mais pessoas tenham acesso às máscaras PFF2, num momento em que o preço dessas máscaras tem aumentado muito por aqui. Quanto mais pessoas protegidas, menos casos nós teremos.”

A estudante não está sozinha. Colaboram com ela, dividindo tarefas, a advogada Daphine Ribeiro e o professor João Lopes, que participam especialmente da comunicação, e a produtora de eventos Paloma Kathleen, que atua na venda de máscaras a preço acessível no bairro de Matosinhos.

O projeto mantém uma página no Instagram, que veicula informações sobre máscaras e explica como adquiri-las.

Importância das máscaras

Uso de máscaras, distanciamento, higiene das mãos e vacinas são as principais medidas de controle da pandemia de covid-19. As máscaras, em geral, se usadas corretamente, ajudam a evitar que o vírus passe de uma pessoa para outra, mas têm eficácias diferentes, conforme o modelo. Aquelas feitas de pano dependem de uma série de fatores, como a quantidade de camadas; as PFF2 já são projetadas com níveis altíssimos de proteção, que podem chegar a 98%. 

A importância de usar máscaras de alta proteção cresce com o surgimento de novas variantes do novo coronavírus, mais transmissíveis, como a variante delta que, segundo especialistas, pode se tornar predominante no Brasil nos próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui