Início Cultura Agenda PROGRAMA QUE OFERECE AULAS DE VIOLINO A CRIANÇAS DE SJDR ABRE VAGA

PROGRAMA QUE OFERECE AULAS DE VIOLINO A CRIANÇAS DE SJDR ABRE VAGA

Assessoria de Comunicação da UFSJ

Você conhece o programa de extensão Pequenos Grandes Violinistas, dedicado ao ensino coletivo de violino a crianças dos 3 aos 12 anos? As inscrições para novos alunos e renovação de inscrições para antigos alunos estão abertas e podem ser feitas por meio deste formulário eletrônico. Em caso de dúvidas, os interessados poderão escrever para e-mail para pequenosgrandesviolinistas@gmail.com

Mais do que uma oportunidade de aprender a tocar violino, procura-se oferecer aos participantes vivências próprias de um contexto social alternativo que é a aula de música em grupo. Tocando violino, as crianças poderão aprofundar os sentidos diretamente ligados à prática instrumental, como audição, visão e tato, mas também podem adquirir competências sociais ligadas ao convívio, à partilha, à comunicação não verbal e à cooperação.

Devido à pandemia do coronavírus, as aulas continuarão sendo adaptadas para o contexto remoto, funcionando individualmente ou em pequenos grupos de crianças da mesma faixa etária e nível de conhecimento do violino, até que se reúnam condições para o retorno presencial. Assim, é necessário que os participantes tenham acesso a um dispositivo de videochamada e conexão à internet. Também é necessário que cada participante adquira o seu próprio instrumento, após consulta à coordenação do projeto para melhor orientação quanto ao tamanho. A participação é gratuita.

A pedagogia do Pequenos Grandes Violinistas prevê o acompanhamento ativo da família durante as aulas e no contato com o violino em casa, pelo que pelo menos um responsável adulto deverá acompanhar as aulas, tanto no formato remoto quanto no presencial.

Ao longo dos dois anos de funcionamento da ação, o Pequenos Grandes Violinistas já atendeu cerca de 40 crianças, que têm vindo a se apresentar em eventos culturais diversos. Alguns dos alunos mais velhos adquiriram habilidades que lhes permitiram inclusive integrar outros agrupamentos instrumentais, como a Orquestra-Escola da Lira Sanjoanense, regida pelo maestro Modesto Flávio Fonseca, cumprindo assim o objetivo de também contribuir para a continuidade das tradições musicais da cidade de São João del-Rei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui