Início Opinião Entrevistas PRESIDENTE DA CÂMARA PROCESSA STEFANIO E REAFIRMA OPOSIÇÃO A NIVALDO

PRESIDENTE DA CÂMARA PROCESSA STEFANIO E REAFIRMA OPOSIÇÃO A NIVALDO

Foto: redes sociais.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O cenário político em São João del-Rei se encontra cada vez mais instável após o fim das eleições municipais. Depois da divulgação de uma conversa entre o prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) e a vereadora eleita Mara Protetora de Animais (PSC), pelo portais Notícias Gerais e Mais Vertentes, em que verba para asfalto, cargos e até procedimentos do SUS são negociados em troca de apoio político, o executivo e parte do legislativo municipal passaram a ser investigados, pelo Ministério Público por abuso de poder político. 

Um dos envolvidos é o atual presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei, Igor Sandim (Pode), que teve seu telefone celular apreendido na operação “Toma lá, dá cá”. Na última quarta (16), o prefeito de São João del-Rei e outros quatro vereadores, tiveram os celulares confiscados na operação realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio do Grupo de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Central). 

Em entrevista ao Notícias Gerais Igor Sandim (Pode) afirmou que entregou seu aparelho celular desbloqueado, de forma disposta, já que “não tem nada a esconder”. O vereador declarou também que acredita que as investigações que estão sendo realizadas serão boas para São João del-Rei, já que são uma oportunidade de elucidar os fatos e fazer justiça 

“Enquanto (o Ministério Público) está investigando, nós vamos separar o joio do trigo. Nós vamos saber quem que são as pessoas de bem e quem são as pessoas que possam estar fazendo coisas erradas dentro da Prefeitura de São João del-Rei e dentro da Câmara”, disse Sandim. 

Declaração “infeliz”

Sobre o seu envolvimento no caso, Igor Sandim (Pode) é enfático ao afirmar que está sendo investigado devido a fala “infeliz” do vereador Stefanio Pires (PSL) e que ele não tem qualquer relação com as investigações do “Toma lá, dá cá” que tiveram início após a divulgação da conversa entre o prefeito e a vereadora eleita Mara Protetora de Animais (PSC). 

Em entrevista ao Notícias Gerais, Stefanio afirmou que o atual presidente da Câmara vendeu seu voto para aprovação das contas do prefeito Nivaldo em troca do cargo na mesa diretor. Igor sempre negou a denúncia. “Primeiro que isso não é da minha linha. É uma fala mentirosa dele, da qual eu já fiz representação ontem (quarta-feira, 16/12) na justiça, para ele provar o que ele está falando”, conta o vereador. 

Igor Sandim (Pode) que já se coloca como pré-candidato na disputa pela presidência da Câmara afirma que Stefanio Pires (PSL), que também irá concorrer à presidência do legislativo, estaria tentando difamá-lo, uma vez que eles estão em lados opostos do governo. “Vale ressaltar que eu não sou da base do prefeito. Eu sempre disputei a presidência da Câmara, sempre, do lado contrário”, ressalta o vereador eleito pelo Podemos. 

Ele explica que o processo eleitoral para presidência da Câmara ocorre da mesma maneira que o processo eleitoral no qual são escolhidos prefeitos e vereadores. Os candidatos vão até as pessoas para pedir os votos e apresentar seus projetos, da mesma maneira os vereadores eleitos elegem o presidente da Câmara Municipal.

“Volto a repetir, eu nunca fui da base do prefeito, nunca me manifestei em público sendo da base do prefeito (…) todos os momentos lá (em reuniões da Câmara) vários vereadores posicionaram que era da base do prefeito a todo tempo. Eu, de forma nenhuma, me posicionei dessa maneira. Eu me posicionei e continuo me posicionando a favor do povo de São João del-Rei”, enfatiza Igor Sandim. 

Ainda ressaltando seu caráter oposicionista, o vereador argumenta que chegou a judicializar um pedido de investigação sobre “esse asfalto em cima de asfalto” que é colocado em São João del-Rei. Além de ter cobrado melhorias em postos de saúde e farmácias populares da cidade e apontar os problemas do Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (DAMAE). 

Demais envolvidos

Desde o ajuizamento da ação, o NG tem tentado contato com os demais vereadores investigados, sem sucesso. O prefeito Nivaldo Andrade (PSL) mantém sua postura de não conceder entrevista ao veículo.

O portal segue disponível a ouvir os citados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui