Início Gerais Cotidiano PREFEITURA DE CARANDAÍ IMPÕE MULTA PARA QUEM DESCUMPRE NORMAS DE SEGURANÇA E...

PREFEITURA DE CARANDAÍ IMPÕE MULTA PARA QUEM DESCUMPRE NORMAS DE SEGURANÇA E PROMOVE AGLOMERAÇÕES

Foto: Reprodução / Facebook da Prefeitura Municipal de Carandaí

* Atualizada às 19h35

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Em Carandaí, o número crescente de infecção pelo novo coronavírus tem preocupado autoridades do município. Com 26 casos confirmados e dois óbitos, a cidade luta para que a população respeite o isolamento social.

O município pertence à microrregião mineira de Barbacena. Está em terceiro lugar no número de casos, atrás apenas de Alto Rio Doce, que tem 28 infectados e Barbacena, com 323 e cinco óbitos.

A maior preocupação das autoridades de Carandaí é com os próprios moradores, que insistem em não atender às medidas de distanciamento social. “Apesar de todas as campanhas educativas e de conscientização, ainda percebemos que muitas pessoas ignoram a gravidade da doença”, revela Denilson Hermes da Cunha, secretário de Saúde. 

Para tentar combater as aglomerações, a administração municipal decidiu implementar uma lei que permite multar pessoas que promovem aglomerações e descumprem as recomendações sanitárias, como o uso de máscaras.

“Já registramos cinco casos de pacientes classificados como suspeitos para Covid-19, que não respeitaram o isolamento domiciliar”

secretário de Saúde de Carandaí

“Nossa maior dificuldade é fazer com que a população evite sair de casa sem necessidade e também as festas e reuniões particulares”, esclarece Denilson.

Em Carandaí, a manutenção das medidas de distanciamento social é problema, inclusive, com pessoas com suspeita de estarem com a doença. “Já registramos cinco casos de pacientes classificados como suspeitos para Covid-19, que não respeitaram o isolamento domiciliar”, conta o secretário. 

De acordo com ele, estes casos estão sendo identificados em ação conjunta do setor de Vigilância Epidemiológica com a Polícia Militar. Assim, são encaminhados ao Ministério Público para abertura de processo criminal.

Além disso, o secretário conta que a prefeitura tem tido trabalho em desmentir e combater fake news em Carandaí. Outra preocupação, segundo Cunha, é com a quantidade de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponíveis para população – já que a cidade também é atendida pelo sistema de saúde de Barbacena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui