Início Gerais Cotidiano PREFEITURA DE BARBACENA LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA QUE POPULAÇÃO SÓ SAIA...

PREFEITURA DE BARBACENA LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA QUE POPULAÇÃO SÓ SAIA DE CASA SE NECESSÁRIO

Imagem: reprodução / Prefeitura de Barbacena

Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais

“Estou na linha de frente […]. E você?” – essa é o tema da campanha de conscientização divulgada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barbacena, durante transmissão ao vivo na noite desta quarta (24).

A ação consiste em uma camisa preta – na qual está escrito, na parte da frente, “enfrentando a Covid”, e na parte de trás, “estou na linha de frente. Sou infectologista, e você?”, conforme exemplificado pelas autoridades. No entanto, segundo o que foi exposto, a ideia é abranger todos os outros profissionais que atuam em serviços considerados como essenciais e não paralisaram suas atividades durante a pandemia do novo coronavírus. Entre os eles: profissionais de saúde, segurança e imprensa, bem como motoboys, podem fazer a solicitação da sua camisa personalizada. A intenção é fazer as pessoas que estão andando na rua se questionarem: “eu preciso mesmo sair de casa?”.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornellas, a realização da campanha está disponível também para as prefeituras das outras cidades da região. “Precisamos fazer que os municípios vizinhos participem da campanha”, comenta ela ao destacar a importância de um alinhamento entre as administrações municipais não só da microrregião, mas também das 51 cidades que fazem parte da macrorregião Centro-Sul de Saúde.

“Todas as pessoas que quiserem aderir (a campanha do uso da camisa preta com a mensagem) podem, desde que façam parte dos profissionais que se enquadram nos serviços essenciais”, reforça.

Apoio à fiscalização de aglomerações

Outro integrante da prefeitura de Barbacena que fez parte da coletiva de imprensa on-line foi Gilberto Cardoso Ramos Júnior, gerente operacional da Vigilância Sanitária da cidade.

Ele destaca o pedido para população respeitar o distanciamento social e acionar o setor em caso de presenciar aglomerações de pessoas, por exemplo, em “reuniões em praça, campeonato de pipa, futebol, bares…”, enumera.

Durante a live, ele citou ainda o pronunciamento feito, na tarde desta quarta (24), pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), no Twitter. Na publicação na rede social, Zema indicou que vai colocar a Polícia Militar para auxiliar na fiscalização durante a pandemia.

“Não é o momento da população relaxar”

Já o médico infectologista, Herbert Fernandes, alerta a população quanto a importância de respeitar o distanciamento social – ou seja, sair de casa só se necessário – principalmente neste momento da pandemia, quando o pico de casos confirmados de Covid-19 em Minas Gerais se aproxima.

“O pico da pandemia é quando ocorre o maior número de casos confirmados e, consequentemente, maior demanda de leito hospitalar, seja clínico ou UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)“, explica o médico ao lembrar que, apesar de Barbacena não estar com uma grande ocupação de leitos nas unidades de saúde, outras cidades mineiras como Belo Horizonte e Juiz de Fora já estão com altos índices de pacientes internados.

A secretária de Saúde, por sua vez, pontua que os leitos de tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 são interligados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, “não podemos limitar quem atende ou não”, conclui Marcilene, sobre a hipótese da Prefeitura de Barbacena guardar leitos exclusivos para os moradores da cidade.

Apesar do alto número de pacientes com Covid-19 que estão curados em Barbacena, o infectologista sinaliza que “não é o momento da população relaxar (as medidas de prevenção)“.

Ao final da coletiva, a Marcilene faz um pedido aos moradores: “encerramos assim a entrevista (on-line) de hoje, desejando que cada família se conscientize. Parem com os churrascos (promovidos) neste momento, porque isolamento social não é colocar os melhores amigos dentro de casa, colocar a carne para assar e continuar a festa.”

“Nós estamos em um momento de reflexão, precisamos fazer a nossa parte, para que nós possamos voltar às nossas vidas. Já está muito cansativo. Nós estamos exaustos e precisamos da contribuição de vocês”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui