Início Gerais Cotidiano PREFEITURA DE ALFREDO VASCONCELOS DISTRIBUI MÁSCARAS E KITS HIGIÊNICOS PARA TODA A...

PREFEITURA DE ALFREDO VASCONCELOS DISTRIBUI MÁSCARAS E KITS HIGIÊNICOS PARA TODA A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO

Foto: Divulgação/Prefeitura de Alfredo Vasconcelos

Najla Passos
Notícias Gerais

Com uma morte causada por Covid-19 e um caso confirmado da doença, Alfredo Vasconcelos está investindo alto em medidas sanitárias para impedir o avanço da pandemia e em ações de solidariedade para amparar a população.  

Nesta semana, a Prefeitura iniciou a distribuição de 7 mil máscaras, uma para cada habitante do município, além de 3 mil kits higiênicos, contendo sabão, álcool, desinfetante e água sanitária, um para cada família. A população vulnerável também tem acesso a cestas básicas.

“As máscaras foram feitas por costureiras vasconcelences para que o trabalho de pequenas empresas dentro de Alfredo Vasconcelos seja valorizado”, afirmou o prefeito José Vicente Barbosa, conhecido como Vicentinho.

Segundo ele, os servidores municipais também estão distribuindo panfletos informativos sobre o uso correto das máscaras e dos materiais, com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O objetivo dessas entregas é fortalecer o combate à Covid-19”, ressalta.

Ações preventivas

Para evitar aglomerações, a rede de saúde está vacinando os moradores dos grupos prioritários contra a gripe e contra o sarampo diretamente nas suas casas. Além disso, nesta semana, foi realizada pela Vigilância Epidemiológica a segunda etapa da desinfecção de locais públicos, envolvendo todos os bairros em Alfredo Vasconcelos.

Conforme o secretário de Saúde, Roberto Bedran, as ações preventivas não são entendidas como despesas, mas sim investimentos. “Com os cidadãos saudáveis, não teremos que gastar com os cuidados médicos mais tarde”, justifica.  

O secretário conta que outras prefeituras da região já pediram o modelo de licitação de aquisição dos produtos para estenderem as ações aos seus municípios. “Temos trabalhado em sintonia com as demais prefeituras da micro e da macrorregião de Barbacena”, esclarece.

Números da Covid-19

Com cerca de 7 mil habitantes, Alfredo Vasconcelos contabiliza 18 casos suspeitos de infecção por Covid-19, dos quais dois já foram descartados e um confirmado. Dos 13 restantes, cinco cumprem quarentena e oito já estão liberados. O município registrou duas mortes no período, uma delas devido à doença.

O secretário de Saúde defende que o isolamento social é necessário, mas avalia que as prefeituras da região precisam trabalhar com eficiência para alcançar as condições objetivas de permitir, no menor espaço de tempo possível, a retomada de algumas atividades econômicas passíveis de reestruturação.

“As fábricas terão que se adaptar para permitir que o trabalho seja retomado, mantendo o distanciamento social adequado. Já atividades como as de bares e restaurantes terão que esperar mais”, exemplifica.  

Mudança de hábitos

Para Bedran, o mais imprescindível, agora, é conscientizar a população sobre as mudanças de hábitos necessárias para enfrentar o novo cenário epidemiológico.

“A nossa cultura, a cultura do brasileiro, é a de não seguir regras, de não cumprir a legislação. Por isso temos mais dificuldades e retomar as atividades econômicas do que países com perfis diferentes”, avalia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui