Início Gerais Cotidiano PREFEITOS DA MICRORREGIÃO DE SJDR COMENTAM AUMENTO DOS CASOS DE COVID-19 E...

PREFEITOS DA MICRORREGIÃO DE SJDR COMENTAM AUMENTO DOS CASOS DE COVID-19 E POSSÍVEL RETROCESSO NO “MINAS CONSCIENTE”

Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Durante a última semana, além do crescimento no número de diagnósticos positivos de Covid-19, foi registrado um aumento quanto ao número de cidades da microrregião de São João del-Rei que confirmaram casos da doença.

Municípios como Dores de Campos, Conceição da Barra de Minas, Bom Sucesso, Ibituruna e Prados registraram os primeiros infectados pelo novo coronavírus.

Atualmente, 16 das 18 cidades da microrregião de São João del-Rei têm casos confirmados de Covid-19. Até o último dia 11, sete cidades da região ainda não tinham testes positivos.

A flexibilização das atividades comerciais coincide com o aumento dos diagnósticos de infecção humana pelo novo coronavírus. O distanciamento social é recomendado por ser a forma mais eficaz de evitar a transmissão da doença.

No momento, seguindo as diretrizes do programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, do Governo do Estado, os municípios da macrorregião Centro-Sul, da qual faz parte a microrregião de São João del-Rei, estão com comércios não essenciais podendo funcionar. Entre esses estabelecimentos estão, por exemplo, floriculturas e lojas de antiguidades, e em alguns casos até bares e restaurantes.

O prefeito municipal de Dores de Campos, Marcílio Cotta (MDB), reforça o posicionamento de que a cidade seguirá a decisão tomada em conjunto com as demais cidades da região.

“Até nós temos uma videoconferência hoje (19/6) onde nós vamos estar decidindo o segmento que vamos colocar nossos municípios. Nós não temos posição nenhuma ainda de colocar na onda verde não”, afirma.

O chefe do executivo dorense, inclusive, desconsiderou a hipótese de retroceder as cidades da região para a onda verde, que permite somente a abertura do comércio essencial.  “O posicionamento de Dores de Campos vai ser baseado numa reunião da microrregião com o Ministério Público para a gente poder estar analisando uma decisão em conjunto, se a gente vai flexibilizar mais um pouco ou se vamos manter do jeito que está”, disse Cotta.

Já o prefeito municipal de Tiradentes, José Antônio do Nascimento (PSDB), o Zé do Pacu,  reconhece que a pandemia vem crescendo na região, mas afirma que não se pode esquecer da questão econômica.

“Estamos planejando a abertura de forma consciente. Onde iremos proporcionar uma harmonia entre saúde e economia, onde temos uma infraestrutura de saúde já montada a nível Municipal e região assegurando assim nossas vidas”, declara Zé. 

O Notícias Gerais também entrou em contato com integrantes de outras prefeituras da região – como por exemplo, São João del-Rei e Santa Cruz de Minas – mas até o fechamento da edição desta matéria, às 16h26, não houve retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui