Início Gerais PREFEITOS DA MACRORREGIÃO CENTRO SUL DECIDEM ADERIR AO PROGRAMA “MINAS CONSCIENTE”

PREFEITOS DA MACRORREGIÃO CENTRO SUL DECIDEM ADERIR AO PROGRAMA “MINAS CONSCIENTE”

Redação
Notícias Gerais

Em reunião realizada na tarde desta segunda (18), os prefeitos dos municípios que compõem a macrorregião Centro-Sul de Saúde de Minas Gerais decidiram por aderir ao programa “Minas Consciente – retomando a economia de um jeito certo”.

A reportagem do Notícias Gerais entrou em contato com uma fonte que comentou sobre o encontro: “foi muito desgastante, mas teve muita discussão produtiva”. “Ao final, deliberou-se para que a macrorregião entre no programa ‘Minas Consciente’, do governo do Estado. Portanto, agora fica a responsabilidade de cada (prefeito de) município editar o decreto, enviar para o Estado e participar do protocolo”, garante.

A macrorregião Centro Sul é subdividida em quatro microrregiões – que têm Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei como cidades polo.

Promovido pelo governo do Estado de Minas, o “Minas Consciente” estabelece que a escolha de flexibilizar ou não o comércio cabe ao Poder Executivo de cada município. No entanto, essa deve ser uma decisão tomada em conjunto com as cidades vizinhas, já que a rede assistencial e hospitalar atende aos municípios de uma macrorregião.

Divisão em “ondas”

O “Minas Consciente” divide as atividades econômicas em “ondas”, classificadas de acordo com O seu aspecto econômico e o impacto que elas podem causar no sistema de saúde, como por exemplo, o número de trabalhadores em circulação e o nível de aglomeração que a atividade exige. 

A divisão das “ondas” foi traçada da seguinte maneira: onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco. Até o momento, só os protocolos sanitários referentes a “onda verde”, ou seja, aos serviços essenciais, foram liberados. 

Após a liberação dos protocolos restantes, caberá ao executivo de cada município avaliar sua situação epidemiológica, determinar em qual dessas “ondas” a cidade se encaixa e a partir disso realizar a flexibilização do comércio.

Confira a classificação das atividades econômicas:

  • Onda verde: Agropecuária; Alimentos; Bancos e Seguros; Cadeia Produtiva e Atividades Acessórias Essenciais; Construção Civil e Afins; Fábrica, Energia, Extração, Produção, Siderúrgica e Afins; Saúde; Telecomunicação, Comunicação e Imprensa; Transporte, Veículos e Correios; Tratamento de Água, Esgoto e Resíduos.
  • Onda branca: Antiguidades e objetos de arte; Armas e fogos de artifício; Artigos esportivos e jogos eletrônicos; Floriculturas; Móveis, tecidos e afins e Outras atividades acessórias.
  • Onda amarela: Departamento e Variedades; Livros, papelaria, discos e revistas e Vestuário.
  • Onda vermelha: Decoração, design e paisagismo; Duty free; Formação de condutores; Hotéis e afins; Informática e comunicação não essencial; Joias e bijuterias e Salões de beleza e estética. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui