Início Gerais Cotidiano PREFEITO DE SÃO TIAGO RECOMENDA ÀS EMPRESAS QUE SUSPENDAM A CIRCULAÇÃO DE...

PREFEITO DE SÃO TIAGO RECOMENDA ÀS EMPRESAS QUE SUSPENDAM A CIRCULAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS ENTRE MUNICÍPIOS

Najla Passos
Da Editoria

Em vídeo publicado na noite desta quinta (16) nas suas redes sociais, o prefeito de São Tiago, Denilson Reis (PSDB) fez um apelo às organizações e empresas para que respeitem o isolamento social e suspendam a circulação dos seus funcionários entre os municípios da região.

De acordo com ele, o caso do gerente de banco de São João del-Rei que trabalha em Resende Costa, confirmado como positivo para Covid-19, na última quarta (15), reforma a necessidade do isolamento social como medida protetiva de combate à pandemia.

Conforme informou o portal Notícias Gerais, o gerente de banco mora em São João del-Rei, mas trabalha em Resende Costa e, até 6 de abril, viajava diariamente de um município para outro, dando carona a outras pessoas.

Uma das pessoas que pegou carona com ele foi um servidor da Secretaria de Saúde de Resende Costa, que posteriormente apresentou dor de garganta, febre e, agora, se encontra em isolamento domiciliar, monitorado pela rede de saúde do município.

Contaminação em cadeia

No vídeo, Reis disse que ligou para o prefeito de Resende Costa, Aurélio Suenes (PSD), depois de tomar conhecimento do caso. “Quantas pessoas ele teve contato e quem sabe quantas pessoas – tomara que não – estejam infectadas”, questionou.

O prefeito se mostrou muito preocupado com a situação. “Além do problema de saúde pública, além do transtorno da situação e da possibilidade inclusive de óbitos, eu quero dizer para vocês o seguinte: todo o trabalho que a gente faz, e que eles estão fazendo também, vai por água abaixo”, observou.

Desobediência à lei

O prefeito lembrou que, em São Tiago, há um decreto do município que proíbe o trânsito, entre os municípios. “Eu quero alertar as instituições, aos dirigentes das instituições e as pessoas que fazem este tipo de trânsito todos os dias que nós temos aí uma flagrante desobediência a um decreto municipal. Isso pode acarretar muitíssimos problemas judiciais no futuro, porque traz risco à saúde das pessoas”, alertou.

Reis ponderou que há situações em que o trânsito entre municípios é inevitável, como no caso do transporte de cargas para abastecimento. Para estas situações, ele recomendou as medidas protetivas de assepsia, como lavar bem as mãos e usar máscaras.

Falta leitos de UTI

“Eu preciso do apoio de todos para que essas instituições se consciteizem, para que estas pessoas se conscientizem: cada um no seu lugar, dentro do possível, fazendo o dever de casa, para que a gente possa vencer este momento tao difícil para a sociedade brasileira, que está só começando”, apelou.

O prefeito ressaltou que Minas Gerais tem apenas 887 leitos de UTI para 21 milhões de habitantes. O que nós vamos fazer? Isolamento social, pessoal. (…) Este é o momento de todas as pessoas levarem a sério. Usem máscaras, façam assepsia. E estes trabalhadores, ou trabalhem remoto ou fiquem aqui”, defendeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui