Início Gerais Economia PREFEITO DE SÃO TIAGO PEDE A ZEMA DIÁLOGO COM OS MUNICÍPIOS E...

PREFEITO DE SÃO TIAGO PEDE A ZEMA DIÁLOGO COM OS MUNICÍPIOS E REVISÃO DO PLANO MINAS CONSCIENTE

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Tiago

Redação
Notícias Gerais

O prefeito de São Thiago, Denilson Reis (PSDB), encaminhou um ofício ao governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), na última quinta (2), solicitando a revogação imediata da Resolução nº17, editada pelo Comitê Especial Estadual de enfretamento à Covid-19, que retrocedeu à Macrorregião Centro Sul de Saúde da Onda Branca para a Onda Verde do Plano Minas Consciente, em que é permitida apenas a abertura do comércio não essencial.

No documento, o prefeito reivindica também uma revisão dos critérios do Plano Minas Consciente, do Governo do Estado. Segundo ele, pequenas e grandes cidades, assim como seguimentos comerciais de tamanhos distintos, precisam ser avaliados separadamente, considerando “a diferença de realidades, tais como existência ou não de transporte público coletivo, grandes aglomerações, grau de risco sanitário de transmissão do vírus, dentre outros”.

Como exemplo, ele cita o município de São Tiago que, com população de 11 mil habitantes, tem conseguido evitar aglomerações de forma muito mais contundente do que algumas cidades de porte médio. O prefeito ressalta também que os microempreendedores individuais, que mantém comércios e serviços ativos com um número mínimo de funcionários, precisam ser tratados de forma diferente das grandes empresas e indústrias.

“Nossa solicitação se apresenta como um grave e urgente apelo, já que os pequenos municípios estão padecendo ainda mais com os devastadores efeitos da crise. Sugerimos pois, além da revisão urgente do Programa, revogação imediata da Resolução nº17, editada pelo Comitê Especial Estadual de enfrentamento à Covid-19 pra que seja então atribuída real autonomia aos gestores e aos comitês municipais, e estes possam avaliar agir e gerir a crise, de acordo com a realidade de cada município mineiro”, afirma no documento.

O Notícias Gerais fez contato através de e-mail com a Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais (Segov) que encaminhou o pronunciamento abaixo.

“Em resposta à sua demanda, informamos que o ofício foi recebido pela Secretaria de Saúde e encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.As demandas serão analisadas na próxima semana, durante a reunião do Comitê Executivo”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui