Início Gerais Cotidiano PRADOS: UMA PESSOA NÃO VOLTOU PARA TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA...

PRADOS: UMA PESSOA NÃO VOLTOU PARA TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19

Foto: Wanderson Nascimento / Notícias Gerais

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Chamada de “taxa de abandono”, o não comparecimento das pessoas para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é pontual em Prados: apenas um morador da cidade recusou a aplicação do imunizante, conforme levantamento exclusivo feito pela reportagem do Notícias Gerais.

O município de Prados, que está há três dias sem registrar novos casos de Covid-19 e tem, no momento, cinco infectados em quarentena, só registrou uma ocorrência de abandono.

“Houve apenas um caso de paciente se negar a tomar a segunda dose por motivos pessoais. Lavramos um termo em que este paciente assina e manifesta sua recusa”, declara André Neves, do Setor de Epidemiologia de Prados.

De acordo com o servidor, já ocorreram atrasos para aplicação da segunda dose em algumas pessoas, mas, até então, não por recusa delas. “Já houve atraso da (aplicação da) segunda dose da Coronavac, pois não havíamos recebido a vacina para completar a segunda dose. Isso ocorreu porque o país tinha dado uma queda na produção, mas solicitamos as doses na Gerência Regional de Saúde e fomos atendidos, aplicando a segunda dose nos pacientes que faltavam”, comenta.

Imunizante não é guardado

De acordo com a política de vacinação, em caso de abandono na aplicação da segunda dose, o imunizante não é guardado para a pessoa que faltar. “A gente não guarda doses. Se por algum motivo a pessoa não pode tomar a vacina, a gente já tem pacientes que ficam de sobreaviso para tomar nesse caso”, afirma André.

Ele explica, ainda, que, quando o paciente, porventura não toma a segunda dose no prazo, ele deve retornar o quanto antes. “Deve-se respeitar o prazo exigido para cada vacina, porém, se o paciente não pode tomar por qualquer motivo, ele deve ser vacinado assim que possível”, conclui.

Vacinação em Prados

De acordo com os últimos dados da vacinação, Prados já aplicou, no total, 4.390 doses, sendo 3.313 unidades da primeira dose e 1.077 da segunda.

Na última semana, o município não tinha mais doses disponíveis para a imunização, conforme publicado pelo NG, mas nesta semana, Prados recebeu mais doses de vacina e retoma a aplicação nesta quarta (29).

Prados tem 768 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Desses, 744 estão curados, cinco estão em isolamento, e 19 vieram a óbito.

O município tem uma população estimada de 9.080 pessoas, de acordo com o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui