Início Gerais Cotidiano POSSÍVEIS AGLOMERAÇÕES DURANTE FERIADO PREOCUPAM SECRETÁRIO DE SAÚDE DE BARBACENA

POSSÍVEIS AGLOMERAÇÕES DURANTE FERIADO PREOCUPAM SECRETÁRIO DE SAÚDE DE BARBACENA

Imagem: reprodução / Freepik

Kamila Amaral
Notícias Gerais

No final da tarde desta terça (30), às vésperas do feriado, o secretário de Saúde de Barbacena, Arinos Brasil Duarte Filho, concedeu entrevista ao Notícias Gerais para falar sobre a situação da Covid-19 na cidade, que é polo micro e macrorregional.

Durante as últimas semanas, Barbacena tem registrado alta ocupação dos 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis, chegando a atingir a ocupação máxima em mais de uma ocasião. “Quando esses leitos ficam disponíveis, eu não sei precisar se vagou porque um paciente recebeu alta ou se foi porque um paciente faleceu, infelizmente essa doença tem levado muitas pessoas”, destaca o secretário. 

A previsão da Secretaria de Saúde é de que nos próximos dias esses índices, tanto de internações quanto de casos confirmados, apresentem redução, devido ao fato da cidade estar completando duas semanas na onda roxa, etapa mais restritiva do programa “Minas Consciente”. 

No entanto, Duarte afirma que existe o temor de que a situação volte a piorar 15 dias após o feriado da Páscoa, como foi observado durante o Carnaval – uma vez que, mesmo sem aglomerações nas ruas e no comércio, algumas pessoas insistem em promover festas e reuniões de família. “A gente sabe disso e tem tentado com a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal impedir isso aí”, diz o secretário de Saúde. 

Uma situação que aumenta ainda mais esse temor diz respeito aos insumos e medicamentos para sedar os pacientes que necessitem de intubação. “A Secretaria de Saúde de Barbacena criou uma central só pra gente agilizar a compra, se for necessário, desses medicamentos, que também estão faltando no mercado”, conta o responsável pela pasta. 

Duarte afirma que essa é uma preocupação e que a cidade atualmente tem esses medicamentos para suprir a demanda durante os próximos 15 ou 20 dias. 

Medidas adotadas

Das ações tomadas pela administração municipal para evitar um colapso no sistema municipal de saúde, o secretário destacou a abertura de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tratamento de pacientes com Covid-19. O objetivo é evitar que casos mais leves – que podem ser cuidados em ambulatórios – não precisem se expor nas casas de saúde, enfrentem filas e tenham contato com uma quantidade maior de pessoas.

O secretário de Saúde indica também que existe a possibilidade de novos leitos de UTI serem habilitados em Barbacena. De acordo com o médico, seriam entre 10 e 20 novos leitos de terapia intensiva, além de mais alguns leitos ventilatórios.

Ele conta que o município tem mantido estreito contato com o Governo do Estado e mesmo sem anunciar uma data, o secretário pontua que os leitos estarão disponíveis quando necessário e que mesmo – que a cidade já tenha registrado ocupação máxima dos leitos de UTI em mais de um momento, Barbacena ainda não precisou deixar nenhum paciente sem atendimento.

“Ninguém passou pela dificuldade de chegar no hospital e não encontrar um respirador ou atendimento”, ressalta. 

Alguns contratempos encontrados pela cidade para criação desses novos leitos consistem na dificuldade de encontrar respiradores disponíveis no mercado e a falta de profissionais de saúde capacitados nessa área, uma vez que os profissionais do município já estão atuando nas casas de saúde. 

Para o secretário, outra alternativa possível seria as cidades da região atenderem os casos mais leves em seus próprios hospitais – uma ação que já tem sido articulada entre os municípios. “Se esses pacientes mais leves ficarem em suas cidades, isso ajudaria bem no atendimento aqui em Barbacena”, disse Duarte.

Tratamento precoce

Na última sexta (28), a Prefeitura de Barbacena promoveu uma live da qual participaram representantes das casas de saúde da cidade. Os médicos chamaram a atenção da população para o fato de que 90% dos pacientes internados em leitos de UTI da cidade fizeram o “tratamento precoce” – ou seja, utilizaram de medicamentos sem comprovação científica para tentar prevenir a Covid-19. 

Para o secretário, essa é uma situação muito delicada e muito discutível. “Tem uma gama de médicos que acham que é certo prescrever esses medicamentos e uma maioria que acha que não. Eu prefiro errar com os europeus, japoneses, americanos e israelenses, que é onde estão os maiores cientistas, as melhores faculdades, do que errar com uma coisa que é experimental ainda. Eu prefiro acompanhar onde as coisas dão certo, países que apresentam índices melhores em todos os aspectos”, exemplifica. 

Vacinação

Até esta terça (30), Barbacena já vacinou 14.668 pessoas com a primeira dose da vacina da Covid-19 e 4.464 com a segunda. Para o avanço da imunização, a secretaria planeja expandir o número de postos de vacinação. “Assim que vai descendo a idade (dos grupos prioritários), o número (de pessoas) vai aumentando”, destaca o Arinos.

Na visão dele, os dois pontos de vacinação em drive-thru que Barbacena possui, atualmente, são pouco para atender a população. No sábado (3), o município vai se dedicar a vacinar as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários já atendidos, mas que por algum motivo não se vacinaram. 

A Secretaria de Saúde tem expectativa no aumento do número de vacinas disponíveis para que elas sejam encaminhadas aos barbacenenses. Enquanto isso, a pasta se prepara para a demanda e vai aumentar – em três ou quatro vezes – o número de agentes de vacinação “para não deixar ninguém para trás”. 

À reportagem, Duarte revela que o município segue tentando comprar vacinas, seja individualmente ou via consórcio. Sobre a necessidade de todos se vacinarem, o secretário de Saúde disse: “eu não quero politizar, não sou político. Eu quero atender a população. Nós aqui na secretaria estamos trabalhando para isso – é um momento tão difícil que a gente não pode se desviar disso. O nosso foco é a vacinação e o tratamento dos pacientes que venham a necessitar”.

Para ele, a vacina é a “cura” disponível no momento e a maneira que se tem disponível para resolver o problema da doença.

“Fura-filas”

Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Barbacena foi convocada pela Câmara Municipal para responder sobre os “fura-filas”, como está sendo empregado o dinheiro de combate ao novo coronavírus e como o Executivo local está lidando com a questão dos leitos.

O secretário de Saúde esclareceu que os “fura-filas” foram detectados e todas as denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público e eles, agora, respondem à justiça. “É uma coisa que a gente tem acompanhado bem de perto porque é inadmissível, a gente não aceita isso”, finaliza.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui