Início Gerais Política POLÍTICOS QUE APOIAM NIVALDO E STEFÂNIO SÃO NOMEADOS PARA CÂMARA

POLÍTICOS QUE APOIAM NIVALDO E STEFÂNIO SÃO NOMEADOS PARA CÂMARA

Kamila Amaral
Notícias Gerais

A nomeação dos diretores de gabinete dos vereadores eleitos em São João del-Rei reacendeu o debate sobre os conchavos e barganhas políticas na cidade. Os alvos da vez são o ex-vereador Gilberto Luiz dos Santos, conhecido como Gilberto Lixeiro, e Fábio da Silva, que foi candidato a vice-prefeito de São João del-Rei, na última eleição, na chapa encabeçada por Rômulo Viegas (PSDB). 

Fábio da Silva foi escalado como diretor de Gabinete do vereador Claudinho da Farmácia (PTC). Nas eleições 2020, os partidos formaram uma coligação. Para muitos, o cargo de Fábio no gabinete do vereador estaria relacionado ao acordo feito entre o candidato derrotado à prefeitura pelo PSDB, Rômulo Viegas, e o executivo municipal para eleger o vereador Stefânio Pires (PSL) como presidente da Câmara.

Fábio nega. Segundo ele, Viegas deixou claro que a posição de apoiar Stefânio foi dele, e não do partido. “Os cargos de assessores são cargos de livre nomeação e exoneração do vereador. Não estão ligados à questão partidária”, afirma Silva. 

Segundo ele, o vereador Claudinho da Farmácia (PTC) terá um “mandato independente” na Câmara dos Vereadores de São João del-Rei. No dia 1/1 Claudinho da Farmácia (PTC) foi um dos sete vereadores a votar em Stefânio Pires (PSL) para assumir a presidência da Câmara. 

Outro nome conhecido a assumir um cargo de diretor de gabinete é o ex-vereador Gilberto Lixeiro, que atuará no mandato do vereador Edmar da Farmácia (PSDB). Em 2019, Edmar – que foi eleito como suplente nas eleições de 2016 – recusou uma cadeira na Câmara Municipal disponível após a morte do ex-vereador Roberto do Rio das Mortes. Na ocasião, Gilberto assumiu. 

No ano passado, em entrevista exclusiva ao Notícias Gerais, Gilberto esclareceu que não seria candidato à reeleição porque “o pessoal pega uma obra e se vende”. Antes mesmo do vazamento do áudio que deu origem à operação Toma lá, dá cá, Gilberto Lixeiro já afirmava que: “A política daqui é toma lá, dá cá. Faz um asfalto e eu vou votar nas suas coisas’”.

Nomeações

Assim como ressaltou a Associação de Moradores e Amigos de São João del-Rei (Ammas del-Rei), em uma publicação feita nesta segunda (1) em suas redes sociais, até o momento não há qualquer indício de irregularidades nas nomeações citadas. 

O Notícias Gerais entrou em contato com o gabinete do vereador Edmar da Farmácia (PSDB) para tentar ouvi-lo sobre o assunto. No entanto, nem o vereador nem o seu diretor de gabinete estavam disponíveis. O portal segue à disposição para ouvir os nomes citados nesta matéria. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui