Início Cultura Agenda PERFORMER ENCHE PISCINA COM MIL LITROS DE SANGUE PRETO

PERFORMER ENCHE PISCINA COM MIL LITROS DE SANGUE PRETO

Najla Passos
Notícias Gerais

No Brasil, a cada 55 horas, é possível encher uma piscina de mil litros com o sangue da população preta assassinada pelo Estado. É o que mostra a impactante e necessária exposição Mil Litros de preto: a maré está cheia, em cartaz no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, em Tiradentes, até o próximo domingo (6).

A instalação idealizada pela atriz, performer e artista de rua Lucimélia Romão, estudante de Teatro da UFSJ, traz baldes pretos, cada um deles com cerca de sete litros de sangue (o que costuma ter, em média, em uma corpo humano adulto) e uma tag com nome, idade e gênero de um negro ou negra assassinado pelo Polícia Brasileira.   

No centro do espaço, fica uma piscina de mil litros em que, a cada 23 minutos, a performer, vestida com um macacão branco cada vez mais manchado de vermelho, derruba um dos baldes, ao som de uma sirene perturbadora. E não sem antes evocar as informações sobre a vítima ali representada, humanizando o que ela define como sendo, para muito além da arte, uma “tática de guerra” em uma sociedade doente.

“O objetivo é denunciar o genocídio da população negra, pobre e periférica. É materializar essa violência que a população sofre por meio do Estado e que precisa parar”, afirma ela em entrevista ao Notícias Gerais. “A maré está cheia. Cheia de bala. Cheia de corpos. Cheia de corpos negros atravessados pelas balas”, sintetiza na descrição do projeto.

“A maré está cheia. Cheia de bala. Cheia de corpos. Cheia de corpos negros atravessados pelas balas”

Trajetória

Natural de Jacareí (SP), Lucimélia vive em São João del-Rei desde que começou a cursar a Faculdade de Teatro. E foi no Centro Cultural da UFSJ que, em 2019, ela inaugurou a instalação que, depois, percorreu várias outras cidades do país.

No Largo da Batata, em São Paulo, ela se uniu às Mães de Maio, que perderam seus filhos para a violência policial, para realizar a performance em grande escala, com mil baldes, na 9º Mostra 3M de Artes.

Confira o documentário, também produzido por ela:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui