Início Gerais Economia PEQUENOS NEGÓCIOS DE MG TÊM MELHOR SALDO DE EMPREGOS EM 10 ANOS

PEQUENOS NEGÓCIOS DE MG TÊM MELHOR SALDO DE EMPREGOS EM 10 ANOS

 

Assessoria de Comunicação Sebrae/MG

O saldo de empregos nas micro e pequenas empresas (MPE) mineiras em outubro foi o melhor já registrado para o mês nos últimos 10 anos. É o que mostra o levantamento realizado pelo Sebrae Minas com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. As MPE criaram 30.534 vagas formais em outubro, o equivalente a 72,5% do total de novos postos de trabalho gerados no estado.  

Este saldo é quase 270% maior do que o registrado em outubro do ano passado e 33% superior a setembro deste ano. No acumulado de 2020 (janeiro a outubro), o segmento tem um saldo positivo de 3.382 vagas, ou seja, 63% do saldo total de empregos gerados em Minas Gerais no período. “Isso significa que todas as vagas perdidas no ano devido à crise gerada pela pandemia do coronavírus já foram recuperadas”, comemora Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas. 

O setor de Serviços foi responsável pelo maior saldo de empregos nas MPE mineiras em outubro (10.194), seguido pelo Comércio (8.911) e pela Indústria (7.680). Todas as regiões do estado tiveram resultado positivo naquele mês, com destaque para a Centro (11.934). Belo Horizonte liderou a geração de trabalho no mês (6.246) e o pior saldo foi registrado em São Gotardo (-135). 

A recuperação das MPE vem sendo observada desde junho, quando o segmento conseguiu retomar o saldo positivo de empregos depois da forte queda registrada entre março e abril. “Os pequenos negócios foram os que mais sentiram os impactos econômicos da pandemia, mas também os que saíram na frente na retomada”, comenta Rocha. 

Segundo ele, o resultado positivo de empregos nas MPE em outubro mostra que as políticas de estímulo ao segmento, como as que facilitaram o acesso ao crédito, surtiram efeito.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui