Início Trabalho ONZE EX-FUNCIONÁRIOS DA MELT-MINAS E LIGAS ESTÃO SEM RECEBER DESDE MARÇO; EMPRESA...

ONZE EX-FUNCIONÁRIOS DA MELT-MINAS E LIGAS ESTÃO SEM RECEBER DESDE MARÇO; EMPRESA DIZ QUE PAGA DIA 4

Trabalhadores em assembleia na porta da Melt.
(Foto: Sindmetal / divulgação)

Redação
Notícias Gerais

A Melt-Metais e Ligas, localizada no Km 93 da BR-383, próximo ao trevo de Águas Santas, não paga salários desde março, além das verbas indenizatórias e do auxílio-alimentação de onze trabalhadores que foram demitidos. A reclamação foi feita pela coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São João del-Rei e região (Sindmetal).

Sobre a remuneração dos ex-colaboradores, a Melt se comprometeu a pagar o mês de março para esses operários até a próxima quinta (4). E indicou que os funcionários que continuam empregados receberam no dia 26 de março.

Sem acordo e com PM

Na última sexta (29), os onze trabalhadores demitidos realizaram uma assembleia em frente a porta da empresa para reivindicar os seus direitos. O evento estava marcado para ocorrer após reunião entre as diretorias da Melt e do Sindmetal.

O encontro era acordado entre as duas partes. No entanto, um diretor da empresa chamou a Polícia Militar e o fato gerou tensão no local. A postura pacífica dos manifestantes impediu que houvesse maiores incidentes.

Atrasos recorrentes

Segundo a diretoria do SindMetal, a Melt-Metais e Ligas já arasa o pagamento dos salários desde outubro de 2019, portanto, antes mesmo de surgirem os efeitos negativos da crise provocada pela pandemia de Covid-19. Mas o problema se agravou a partir de fevereiro desse ano.

Além das demissões, a companhia fez acordo com 20 trabalhadores para redução da carga horária e do salário em 70%. Conforme Jordano Carvalho dos Santos, secretário-geral do Sindmetal, a empresa se comprometeu a cobrir a diferença entre o valor que o governo pagará a esses trabalhadores e o salário que eles recebiam originalmente.

A diretoria da Melt afirma que, quanto a situação dos funcionários demitidos, foi marcada uma audiência de conciliação entre as partes, que ocorrerá ainda nessa semana. “A empresa espera resolver da melhor forma possível qualquer demanda existente”, diz em nota. Essa audiência está marcada para esta quarta-feira (3), às 10 horas.

Medidas judiciais

Jordano afirma que o sindicato abriu um processo coletivo visando garantir o pagamento dos meses de fevereiro e março para todos os trabalhadores da Melt e ações individuais para garantir todos os direitos dos onze demitidos.

“Nós estamos encaminhando ações coletivas, ações individuais, estamos acompanhando de perto os coordenadores lá. Estamos trabalhando para garantir o máximo da preservação de empregos e a saúde dos trabalhadores”, afirma.

Ele também garante que o Sindicao vem realizando ações solidárias para amparar a categoria. “Conseguimos fornecer, junto com algumas parcerias, mais de 40 cestas básicas para trabalhadores e também estamos aumentando o poder de mobilização. O trabalhador não pode pagar pela crise”, declara.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui