Início Opinião Entrevistas “ONDA VERDE DEVERIA SER EXTINTA”, DEFENDE DENILSON REIS

“ONDA VERDE DEVERIA SER EXTINTA”, DEFENDE DENILSON REIS

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Tiago

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O prefeito em final de mandato de São Tiago, Denilson Reis (PSDB), concedeu entrevista ao Notícias Gerais na manhã desta segunda (14) comentando o avanço da Covid-19 em São Tiago e região. Em seu posicionamento sobre o assunto, ele afirma que o Governo do Estado deveria extinguir a onda verde, mais flexível, do programa “Minas Consciente” e que as ações “pessoalistas” tomadas pelo Executivo de São João del-Rei contribuíram para o agravamento da pandemia em toda a região.

À reportagem, Denilson revela que ele e alguns outros funcionários da Prefeitura de São Tiago foram colocados em isolamento, de forma preventiva, após o atual secretário Municipal de Transportes da cidade ter sido diagnosticado com a Covid-19. Ao NG, o gestor indica que, com a vacina para Covid-19 cada vez mais próxima, o Governo do Estado deveria extinguir a onda verde – do programa “Minas Consciente” – “para não dar a oportunidade desses prefeitos irresponsáveis de abrir tudo”. 

Reis defende que a ida de São João del-Rei para a onda verde ocorreu na contramão da decisão dos outros 50 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Centro-Sul e contribuiu com a situação na qual a cidade se encontra. Na visão dele, essa ação do poder público deu a sensação de “normalidade” à população.

Ainda segundo Denilson, o Governo do Estado deve assumir um papel de maior protagonismo em relação a pandemia, já que a fragmentação dos pensamentos e formas de fazer política estão impossibilitando que o enfrentamento seja feito de maneira efetiva pelas gestões municipais.

“Se não houver redução extrema de aglomerações, todas as medidas tomadas pelo poder público serão em vão, serão paliativas. A Santa Casa pode conseguir mais leitos (de UTI), como estão dizendo, mas não vai ser suficiente. Podemos ter 50 leitos, se a gente tiver 80 ou 100 pessoas para atender, não vai ser suficiente”, comenta. 

Mesmo acreditando que a vacinação não é mais uma realidade tão distante, Reis argumenta que as gestões municipais devem lidar com o enfrentamento da Covid-19 “em tempo real” e não contando com possíveis cenários futuros, já que mais e mais vidas vão sendo perdidas a cada dia.

Recentemente, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei informou que irá fechar as portas de bares e restaurantes da cidade a partir desta terça (15) na tentativa de diminuir os índices de contágio. Para Reis, no entanto, a medida não será efetiva. 

“Eu entendo que, principalmente, os restaurantes têm um baixo risco de contaminação. Eu entendo que são medidas equivocadas”, pontua. 

Para Denilson, com fiscalização adequada, medidas de segurança sendo cumpridas e horário máximo de funcionamento até às 22h, os bares também deveriam poder funcionar. Para o prefeito, o grande problema são os grandes eventos que, por consequência, geram aglomerações como festas e outros eventos. 

Eleições

Outra problemática, apontada por Denilson como responsável pelo atual cenário pandêmico, foi a realização das eleições municipais, que ele definiu como “um ato irresponsável por parte das autoridades nacionais”. Segundo ele, tanto a votação quanto às comemorações colaboraram com as aglomerações e o surgimento de novos casos.

“Tanto é que, aqui em São Tiago, nós tivemos um caso positivo no dia 17 de outubro com bares abertos com restrições, restaurantes e salões de beleza abertos com restrições, tudo aberto. Nós só fomos ter outro caso notificado no dia 27 de novembro, 13 dias depois das eleições”, conta o prefeito.

Fim de ano

Ressaltando a gravidade da situação atual, Denilson Reis reforça que a tendência é uma piora no cenário com as aglomerações resultantes das comemorações de fim de ano. Para ele, o ano de 2021 já vai começar com os efeitos dessas ações sendo sentidos.

“A situação é gravíssima, nós nunca estivemos em uma situação tão grave quanto agora”, finaliza. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui