Início Gerais Cotidiano ONÇA PARDA É AVISTADA NA REGIÃO DE BARBACENA

ONÇA PARDA É AVISTADA NA REGIÃO DE BARBACENA

Vídeo: reprodução / rede social

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Moradores de região de Barbacena têm avistado a presença de uma onça parda nas redondezas. Esses relatos foram recebidos pelo Centro de Estudos em Ecologia Urbana e Educação Ambiental Crítica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena.

(Na) segunda-feira (24), nós recebemos uma mensagem de uma senhora que disse ter visto uma ‘jaguatirica sem manchas’. Só que nós já pensamos que não devia ser uma jaguatirica… devia ser algum outro felino, provavelmente uma onça parda”, explica o coordenador do Centro de Estudos, Delton Mendes.

Durante a semana, o pesquisador recebeu alguns vídeos, no qual foi acompanhando outros relatos de avistamento do animal. Na maioria dos vídeos, não foi possível constatar a veracidade das imagens, nem a data da filmagem. Um dos vídeos, no entanto, foi comprovadamente feito a cerca de duas semanas.

Polícia Ambiental 

O Notícias Gerais entrou em contato também com a 13ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, de Barbacena, que informou o recebimento de apenas um relato de morador que alega ter visto o animal, no distrito de Severiano Resende.

“Está esse alvoroço todo nas redes sociais. Não tem mais ninguém que tenha visto. Inclusive, eu conversei com o pessoal que esteve lá hoje mais cedo, ele conversou com outros moradores da localidade e mais ninguém viu. Só essa pessoa”, aponta o sargento Luigi, à reportagem.

A orientação é que ao avistar um animal desse tipo, a pessoa se afaste e entre em contato com a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros. 

Recomendações

Delton Mendes explica nessa época do ano – marcado por menos chuva e mais incêndios e queimadas – é possível perceber, cientificamente, a aparição desses animais em áreas povoadas. “Tanto a onça parda quanto o lobo guará, que foi visto em Carandaí, são animais que, embora não sejam tão comuns, eles são relativamente comuns na Mata Atlântica e aqui na região também. Ambos têm hábitos muito solitários”, destaca o pesquisador.

Mendes reitera as recomendações da Polícia Ambiental de como lidar com esses animais, mas explica que a onça parda dificilmente irá atacar uma pessoa adulta voluntariamente e que o lobo guará é, por natureza, um animal inofensivo.

“Caso a pessoa viu a onça e ela (o animal) está acuada… vamos supor que ela ficou presa em um poço ou dentro de uma casa, ou se ela estiver oferecendo risco a alguém, a recomendação é chamar a Polícia Ambiental e os bombeiros para fazerem o resgate”, explica.

No entanto, em casos onde o animal é visto em local aberto e afastado, “no meio da floresta”,  o pesquisador não vê motivos para contatar as autoridades, uma vez que o animal está em seu habitat natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui